4 dicas para comprar uma escavadeira

4 dicas para comprar uma escavadeira

Desde o lançamento da primeira escavadeira no começo dos anos 1900, muita coisa mudou. Não apenas alterações nos combustíveis como também a inclusão de tecnologias embarcadas tornaram as escavadeiras equipamentos complexos.

Além desses fatores, há também elementos como a ergonomia das cabines e dos controles, equipamentos de monitoramento, sistemas hidráulicos, etc. Tais dispositivos, apesar de melhorarem muito a produtividade, tornam a escolha de um equipamento desse tipo um processo não tão simples.

Por isso, elaboramos este conteúdo para ajudar a guiar o interessado em adquirir uma escavadeira a fazer uma boa escolha. Vamos lá?

Quais as vantagens de ter uma escavadeira?

Escavadeiras equipamentos multifuncionais que são peças fundamentais para as operações de empresas públicas e privadas em função de seus implementos básicos: a lâmina e o subsolador. Ou seja, o básico, tais como:

  1. Supressão de vegetação;
  2. Construção de aceiros;
  3. Limpeza de terreno;
  4. Abertura de valas;
  5. Carregamento;
  6. Destocamento;
  7. Aterramento;
  8. Gradagem;
  9. Escavação;
  10. Demolição.

Assim, não há atividade de engenharia que não requeira algum tipo de ação envolvendo escavadeiras, quer seja público ou privado, veja só:

  • Na zona rural, as escavadeiras têm utilidade na manutenção de estradas e na preparação de terrenos para cultivo agrícola;
  • Nas cidades, tanto a gestão pública rotineira quanto atividades de construção de infraestrutura ou manutenção requerem os trabalhos de uma escavadeira.

Ou seja, há muitas oportunidades de trabalho para quem, por exemplo, aluga equipamentos para finalidades específicas.

Dessa forma, o principal determinante para optar pela aquisição de uma escavadeira é o custo atual em comparação com o custo futuro. Isto é, após a aquisição da escavadeira.

Você deve optar pela aquisição de uma escavadeira se:

  1. Se você tem previsão de utilizar a escavadeira em muitos projetos, o que compensaria a aquisição. Lembrando que a durabilidade de uma escavadeira pode ser entre 10 e 15 anos. Portanto, faça o estudo da depreciação antes de adquirir qualquer ativo;
  2. Seu custo operacional está muito elevado e será reduzido com a aquisição do equipamento a ponto de justificar a compra.

Pense numa escavadeira como um investimento. Por essa razão, é importante avaliar todo o contexto em que a máquina virá a operar, tanto no momento presente quanto no futuro.

Uma coisa é comprar um equipamento simples como uma máquina de lavar roupa e se arrepender depois; o prejuízo não é tão sofrido. Porém, esse tipo de equívoco para uma escavadeira pode significar custos de longo prazo que levam anos para serem pagos.

Diante disso, observe se a máquina usada é fácil de revender depois. Isso pode ajudar inclusive na aquisição de novos equipamentos futuramente.

Veja a seguir nossas 4 dicas para comprar uma escavadeira e fazer um bom investimento.

4 dicas para comprar uma escavadeira

Escavadeira nova ou seminova?

Algumas tarefas e indústrias demandam o que há de mais refinado e moderno em tecnologias, enquanto outras podem passar muito bem com modelos mais antigos e rústicos.

Quer você escolha uma escavadeira nova ou seminova, fazer uma lista de características essenciais de que você necessita para cumprir suas tarefas. Se você precisa de um trator de esteira mas a escavadeira que você está avaliando é de rodas, é muito provável que você não fique satisfeito no longo prazo.

Quando optar por uma escavadeira semi nova:

Se você trabalha no setor de construção civil ou demolição, principalmente. Ou qualquer outra área que não requeira grandes tecnologias para operar. Dessa forma, ao adquirir uma escavadeira usada em boas condições, você conseguirá manter custos mínimos e expandir suas capacidades operacionais.

O que observar em escavadeiras seminovas

A principal questão em operações com máquinas é a ergonomia, que também diz respeito à segurança no trabalho. Houve muitos avanços na questão da saúde do trabalhador, o que levou as indústrias de tratores adaptarem às máquinas à legislação vigente.

Por isso, verifique se o trator que você pretende adquirir tem condições de uso ou se precisa de adaptações para assegurar a integridade dos funcionários. Verifique, também, o custo que isso pode ter. Se for muito alto, pode não valer a pena.

Outro ponto importante é descobrir se a escavadeira já passou por algum tipo de acidente. Isso pode impactar na estrutura geral do chassi ou de peças de difícil reposição, além de comprometer o desempenho e segurança.

O que avaliar nos custos de uma escavadeira semi nova

Em resumo, tenha certeza de que o benefício-custo compensa. Ou seja, tenha clareza de exatamente quais os benefícios a aquisição da escavadeira semi nova deverá trazer para os empreendimentos e para a empresa como um todo.

Observe, principalmente, se a integridade da performance da escavadeira está preservada. O principal benefício, portanto, é a melhoria em algum processo. Dessa forma, ficará mais clara a decisão quanto à aquisição.

Outro ponto importante são os custos de manutenção. Veja se a marca da máquina tem peças de reposição disponíveis. Para muitas escavadeiras antigas, peças de reposição só são encontradas em ferros-velho, o que pode se tornar um transtorno no longo prazo.

Por essa razão, escolher uma marca conhecida, que tem um bom atendimento ao cliente tanto na venda quanto no pós venda, irá ajudar você a reduzir suas dores de cabeça com escavadeiras seminovas.

Verificar se o equipamento tem garantias

É recomendável realizar o processo de aquisição por meio de contratos. Nesses documentos, procure estipular as garantias que devem ser fornecidas pelo revendedor.

Leia esses termos e garantias cuidadosamente para verificar se toda negociação está claramente explicitada no contrato. Então, examine com calma o contrato de venda e certifique-se de que o custo total está dentro do esperado, assim como os acessórios e o sistema de operação.  

Além do mais, procure adquirir sempre de revendedores com boa reputação. Dessa forma, você evitará problemas e prejuízos.

Em resumo, podemos classificar as vantagens e desvantagens de uma escavadeira semi-nova da seguinte forma:

Vantagens da escavadeira semi nova

  • Substancialmente menos caro; uma escavadeira seminova pode chegar a ter um preço de 30% do valor da peça original.

Desvantagens

  • Escavadeiras são feitas para durarem. Porém, são projetadas para trabalharem por pelo menos 10 mil horas sem necessidade de reparo. Em máquinas seminovas, parte dessas horas trabalhadas já foi usada, o que diminui a vida útil;
  • Dificuldade de achar peças de reposição;
  • Dificuldade e encontrar assistência técnica autorizada;
  • Tecnologia antiquada, especialmente em emissão de gases e ergonomia.

Quando optar por uma escavadeira nova

Uma escavadeira nova é melhor se você tem demandas específicas que equipamentos mais genéricos não resolvem. Se o seu projeto requer precisão na escavação.

É o caso, por exemplo da construção de túneis ou encanamentos e algumas atividades de mineração. Neste caso, a segurança do equipamento é essencial, e a tecnologia embarcada traz maior confiabilidade ao processo de escavação.

Dessa forma, a maioria das escavadoras e outros equipamentos pesados são revendidos porque se tornaram obsoletos. Portanto, se o seu projeto requer precisão, então uma escavadora nova é mais indicada.

O que observar em escavadeiras novas

O custo certamente é o primeiro ponto a ser observado. De fato, o investimento em uma escavadeira nova é elevado. Por outro lado, sua nova escavadeira será um bem da empresa por um longo período de tempo, desde que sua manutenção seja feita corretamente.

Portanto, é muito provável que o custo de aquisição se pague à medida que o equipamento é colocado para trabalhar. Ou seja, se a empresa tem muitos projetos e escavações a realizar, uma escavadeira nova pode ser sim um excelente investimento.

Da mesma forma que com os seminovos, é importante considerar a depreciação da escavadeira. Tanto na indústria automotiva quanto de tratores e implementos, o desgaste e a desvalorização do equipamento ao longo do tempo deve ser considerado no planejamento financeiro da empresa.

Também, os detalhes de segurança e ergonomia são importantes. Verifique as Normas Reguladoras para a atividade em questão antes de adquirir o equipamento.  

De modo semelhante, cheque as garantias. Tanto peças de reposição disponível quanto assistência técnica autorizada são imprescindíveis para assegurar que a produtividade do seu empreendimento. Nada pior do que um equipamento parado por falta de peças, não é mesmo?

Por isso, invista sempre em manutenção preventiva. Para assegurar que o seu investimento não se perca no longo prazo, o equipamento deve ser mantido em boas condições de revenda.

Em suma, as vantagens e desvantagens de escavadeiras novas são:

Vantagens de escavadeiras novas

  • Maior eficiência e produtividade dentro de aplicações específicas;
  • Maior eficiência no uso do combustível – ou seja, menores custos;
  • Menor redução de gases de efeito estufa;
  • Maior ergonomia na cabine, o que aumenta a produtividade e segurança do operador;
  • Melhor funcionamento em ambientes extremos – temperaturas elevadas ou localidades remotas, devido às possibilidades de múltiplas especificações programáveis;
  • Cobertura da garantia. Uma escavadeira nova geralmente tem pelo menos 1 ano de garantia.

Desvantagens

  • Custo elevado;
  • Dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para operar o equipamento.
4 dicas para comprar uma escavadeira

De que tipo de escavadeira preciso?

Antes de tudo, é necessário ter clareza a respeito do tipo de equipamento necessário. Existem, atualmente, três tamanhos principais de escavadeira: pequena, média e grande.

Além disso, existem várias diferenças na potência, classe de peso e tamanho das lâminas. Portanto, de maneira geral, os preços de uma escavadeira variam de acordo com o tamanho e com a finalidade.

Dessa forma, o primeiro filtro a ser feito é quanto à atividade desempenhada e quais características a escavadeira precisa ter para cumprir com esses objetivos.

Qual a marca de escavadeira escolho?

Há, hoje em dia, várias marcas confiáveis disponíveis no mercado. De modo geral, marcas mais conhecidas têm melhor assistência técnica. Igualmente, marcas mais tradicionais têm peças de reposição mais fáceis de encontrar.

Assim, escolha uma marca que tenha assistência técnica e peças de reposição de fácil acesso perto de você.

Adicionalmente, é importante conhecer quais são os tipos de escavadeira disponíveis no mercado hoje.

Que tipos de escavadeira existem no mercado brasileiro?

As escavadeiras são projetadas para usos específicos. Algumas podem, inclusive, ser construídas sob medida para atender a demandas industriais específicas. Isto é, são adaptadas conforme o uso. Independente disso, porém, ou elas são classificadas de acordo com o sistema de rodado em:

  • Escavadeira de esteiras;
  • Escavadeira de pneus.

De modo geral, escavadeiras com pneus são indicadas para terrenos mais acidentados. É o formato mais adaptável. Já as escavadeiras de esteira são mais seguras, por possuírem maior tração.

Escavadeira de esteira

Além das esteiras, a característica peculiar a esse modelo de escavadeira é a presença de uma garra subsoladora na parte traseira, além da lâmina dianteira.

Essa característica aumenta as possibilidades de trabalho, tanto para demolição quanto para tarefas que envolvam movimentação de terra.

São muito úteis para quebrar concreto e outras superfícies pavimentadas, e também terrenos congelados.

As esteiras, também, têm muito maior área de contato com o solo do que os pneus. Dessa forma, têm maior tração, o que o torna mais seguro e estável, a não ser que o trabalho seja sobre terrenos muito pouco agregados, como éo caso da areia.

Escavadeiras de pneus

Em geral, escavadeiras com pneus são maiores do que os de esteira. Portanto, são mais indicadas para tarefas que demandem deslocamento de grandes volumes de terra.

Por outro lado, não são indicados para trabalhar em superfícies pavimentadas ou em solos muito vulneráveis à compactação, justamente por conta do seu peso. Também, em locais pequenos, onde não haja espaço para manobra, são contraindicados para as escavadeiras de pneu.

Outra diferença importante é a direção hidráulica das escavadeiras. A direção das escavadeiras de pneu se movem dentro de um eixo pequeno através de um tipo de direção hidráulica inteiramente articulada – o famoso “jogo de roda”.

Essa característica fornece certa vantagem em alguns terrenos, onde são necessárias curvas mais fechadas. É essa a razão da popularidade de escavadeiras de pneu em atividades de manutenção em geral, tais como em arenas esportivas, escolas, entre outras.

Porém, quer sua opção seja uma escavadeira de esteira quer seja de pneu, é importante olhar as especificações técnicas da máquina para tomar a decisão final. Assim, observe elementos como:

  • Chassi, que pode ser padrão ou serviços pesados
  • Ergonomia, visibilidade e segurança da cabine;
  • Possibilidade de inserção de implementos;
  • Relação benefício-custo e produtividade;
  • Tipo e consumo de combustível;
  • Velocidade máxima de rodagem;
  • Sistema hidráulico;
  • Garra subsoladora;
  • Peso de operação;
  • Largura da lâmina;
  • Painel de controle;
  • Potência.
4 dicas para comprar uma escavadeira

Como escolher o revendedor?

Escolher o revendedor correto é tão importante quanto a seleção do modelo de escavadeira. Veja alguns critérios que você pode observar para verificar a credibilidade do revendedor considerado:

Nível de treinamento e conhecimento técnico na área

Escavadeiras são diferentes de outros equipamentos para movimentação de terra. É necessário um pouco de conhecimento específico para saber como operá-los. Também, deve-se treinamentos e carteira de motorista específica para esse tipo de equipamento.

Portanto, um bom revendedor será capaz de oferecer a você o treinamento necessário para que você possa realizar a manutenção da sua escavadeira. Além disso, também saberá responder a questionamentos sobre quais tipos de solo suportam a carga daquele maquinário, layouts para melhor operação e o pelo menos o básico em segurança.

Garantia, manutenção, pós-venda e assistência técnica

A assistência técnica e a disponibilidade de peças de reposição são fatores decisivos para a aquisição da escavadeira. Por isso é tão importante realizar o contrato de compra e venda desse tipo de equipamento. Isso ajudará você a ter uma garantia maior.

Contrato de compra e venda

Para realizar um investimento desse porte, o máximo de detalhamento e garantias deve ser estipulado em contrato. Entre os elementos que se recomenda que estejam presentes são

  • Inventário das peças, principalmente as primárias;
  • Intervalos de serviços de manutenção preventiva, incluindo aí o básico de rotina e o completo;
  • Contato para serviço de atendimento ao consumidor
  • Período de resposta de atendimento rápido
  • Serviço de assistência em campo

Assim, além de conhecer as especificações técnicas necessárias para o seu caso, ao adquirir uma escavadeira, é fundamental escolher um revendedor confiável. Esses equipamentos, aliás, são usados nas mais diversas funções. No caso de atividades que precisem de maior precisão, é recomendável que se adquira modelos novos.

Em contraste, no caso de atividades que não requeiram precisão, equipamentos seminovos podem ser uma boa opção para cortar custos e aumentar as possibilidades de trabalho.O que achou deste conteúdo? Gostou? Então conheça nosso site de revenda de escavadeiras e caminhões seminovos! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *