Escavadeira hidráulica: os benefícios do investimento

Escavadeira hidráulica: os benefícios do investimento

Uma escavadeira hidráulica é um veículo grande projetado para finalidades de escavação e demolição. Ou seja, tem várias aplicações, já que se trata de uma máquina básica, adaptável a vários tipos de demandas.

No entanto, por se tratar de um investimento grande, pode surgir a dúvida sobre se é melhor comprar ou alugar esses equipamentos. Porém, a resposta para essa pergunta varia bastante de acordo com sua indústria ou atividade a ser executada.

No post de hoje, explicaremos as vantagens e desvantagens de investir em uma escavadeira hidráulica. Vamos juntos descobrir o porquê de os benefícios frequentemente superarem os custos?

O que é uma escavadeira hidráulica?

A escavadeira hidráulica é um veículo projetado para fins de escavação, demolição ou derrubada de árvores. Em resumo, uma escavadeira hidráulica é constituída de estrutura inferior, estrutura superior e equipamento de trabalho.

Fonte

Dessa forma, o equipamento de trabalho da escavadeira – seu braço mecânico – é composto de uma pá ou lâmina, o braço, os cilindros hidráulicos, preenchidos por óleo e responsáveis pela movimentação do braço, e a lança.

A pá ou lâmina, em geral, pode ser substituída por outros implementos:

  • Garras para corte de árvores;
  • Marretas para demolição;
  • Brocas perfuratrizes;
  • Lâminas de corte;
  • Trituradores.

Ou seja, é um equipamento versátil. A capacidade de trabalho da escavadeira hidráulica é potencializada pela mobilidade da parte cabine conferida por sua estrutura superior, que tem um mecanismo de giro composto por engrenagens de bola.

Já a estrutura inferior é onde fica o sistema de rodagem da escavadeira, que pode ser de esteira ou de pneu, além de suportar todo o chassi. Este local, aliás, é onde se situam as alavancas e joysticks de controle.

Os rodados de esteira são preferíveis em terrenos suscetíveis à erosão, rachadura ou compactação, pois distribuem melhor o peso da escavadeira no chão. As de pneu são indicadas em terrenos íngremes, acidentados ou difíceis de manobrar.

Como funciona uma escavadeira hidráulica?

O funcionamento das escavadeiras hidráulicas é inteiramente baseado nos sistemas hidráulicos, que permitem sua articulação e grande força de trabalho.

Equipamentos de esteira não podem se locomover sobre estradas. Assim, seu transporte de um local para outro é feito por meio de caminhões. As escavadeiras de pneu, em contraste, têm maior mobilidade.

O chassi ou cabine é onde o operador poderá controlar a escavadeira hidráulica. Para isso, são usadas as alavancas, controladas independentemente, que erguem e abaixam a lança e abrem e fecham as lâminas, garras, trituradores ou brocas.

A cabine, por ser construída sobre a parte inferior, é capaz de rotacionar 360º, conferindo grande potencial de aplicabilidade desse equipamento.

Escavadeira hidráulica: os benefícios do investimento

Quais são as aplicações da escavadeira hidráulica?

Escavadeiras hidráulicas são usadas para uma ampla variedade de finalidades. Naturalmente, a mais óbvia é a escavação. Além desta, existem ainda:

Demolição: mesmo as mini escavadeiras hidráulicas são capazes de demolir construções

Perfuração de terrenos: a construção civil, na etapa do estabelecimento das fundações, precisa realizar a perfuração de terrenos. As escavadeiras hidráulicas são adaptáveis para esse tipo de função

Movimentação de terra: esses equipamentos são muito usados para mover grandes volumes de terra de um lado para outro, como no caso de construção de fundações de prédios ou adequação de terrenos para fins agrícolas ou florestais.

Cavar valas e buracos: as escavadeiras hidráulicas são muito úteis na construção de estradas rurais e florestais, ajudando também na manutenção.

Movimentação de rochas: escavadeiras hidráulicas de grande potência são utilizadas para a extração de rochas para fins de mineração

Remoção de entulho e resíduos: no âmbito da engenharia sanitária e gestão de resíduos, as escavadeiras são utilizadas para revirar a terra em aterros sanitários, além de atuarem para manejar o lixo e o entulho das construções civis nas cidades

Quais as vantagens de uma escavadeira hidráulica?

A principal vantagem de uma escavadeira hidráulica é sua versatilidade. Por isso, ela é utilizada em diversas indústrias, tais como:

  • Setor de base florestal;
  • Administração pública;
  • Setor agropecuário;
  • Construção civil;
  • Mineração.

De modo semelhante, há vários modelos diferentes de escavadeiras hidráulicas. Portanto, os modelos  menores são pequenos o suficiente para trabalharem em tarefas específicas dentro de diferentes áreas do projeto.

Também, podem ser transportadas içando-as com guindastes ou sobre a carroceria de caminhões grandes. Porém, caso sejam necessárias escavadeiras maiores, esses modelos também estão disponíveis.

Independente do tamanho, no entanto, todas contam com a possibilidade de adaptação dos implementos: uma marreta para demolições, lâminas para aparar vegetação densa, garras e até mesmo a adaptação de cabos de aço para içamento de objetos pesados

Escavadeiras hidráulicas usadas ou novas, aliás, estão amplamente disponíveis no mercado, o que as torna fáceis de negociar caso o proprietário queira vendê-las.

Além disso, esses equipamentos são projetados para durarem muitos anos, o que as torna um bom, apesar de alto, investimento. E Quais as desvantagens?

Apesar de sua ampla gama de possibilidades de uso, há algumas desvantagens nas escavadeiras hidráulicas. A principal delas é o seu peso. Em alguns casos, é necessário inclusive alguma autorização do DNIT para seu transporte, especialmente em estradas não reforçadas.

De modo semelhante, as escavadeiras geralmente consomem grandes quantidades de combustível e serem um investimento bem elevado. Neste caso, por outro lado, o custo inicial é compensado pela longa vida útil. Existe, também, um vasto mercado de compra e venda de escavadeiras hidráulicas seminovas.

Por fim, escavadeiras podem ser difíceis de consertar por causa de seu tamanho grande.

Escavadeira hidráulica: os benefícios do investimento

É melhor comprar ou alugar uma escavadeira hidráulica?

Por outro lado, há várias formas de mitigar esse elevado gasto inicial.

Por exemplo, é possível comprar escavadeira hidráulica seminova, que irá custar muito menos do que uma zerada. No longo prazo, um equipamento seminovo pode se mostrar economicamente mais viável do que um alugado.

De modo semelhante, existem financiamentos para a aquisição de equipamentos de grande porte, o que pode ser vantajoso, dependendo das taxas de juro e condições de pagamento.

Por outro lado, o custo com o combustível é comum a ambos, tanto aluguel quanto compra de escavadeiras. Neste caso, o valor do combustível costuma significar ⅓ dos custos.

Em contraste, a decisão de compra ou aluguel de uma escavadeira hidráulica depende dos objetivos do proprietário ou do projeto a que ela se destina. Por isso, é necessário avaliar alguns elementos internos à sua empresa antes de tomar a decisão final, tais como segue.

Atual situação financeira da empresa ou do operador

A decisão de compra de uma escavadeira hidráulica depende de a empresa ou operador ter dinheiro em caixa para arcar com a aquisição. Em geral, no longo prazo vale mais a pena comprar, até porque você receberá um retorno no investimento quando vender.

Custo de propriedade x custo do aluguel

Para decidir se é economicamente interessante alugar ou comprar, é bom colocar tudo no papel e comparar um com o outro, levando em conta também as várias funções que a escavadeira terá em sua vida.

Esses custos variam de máquina para máquina, mas as lembre-se de que empresas de aluguel de escavadeiras precisam ter lucro. Dessa forma, os custos de propriedade e o custo de aquisição estarão incluídos na taxa de aluguel.

Dependendo da situação, você precisará arcar com as despesas de transporte, além de assinar vários termos de responsabilidade de uso. Especialmente em caso de dano, esse valor pode ser bem salgado.

Gerenciamento da frota e controle de inventário

Ao decidir por comprar ou alugar, lembre-se de que equipamento ainda precisará ser gerenciado. Dessa forma, se sua empresa ou você tem habilidade, tempo e interesse, é possível economizar no longo prazo gerenciando-o você mesmo. Isso dá maior controle e dinamismo ao trabalho.

Por outro lado, gerenciamento de equipamentos é uma ocupação. Ou seja, você não terá tanto tempo para prospectar novos clientes, por exemplo. Em outras palavras, tanto comprar quanto alugar possuem vantagens e desvantagens.

Quando alugar uma escavadeira

É melhor alugar uma escavadeira quando existe uma demanda urgente e se a demanda não será recorrente ou, ainda, tem um espaço de tempo reduzido. É o caso, por exemplo, da remoção de raízes de árvores caídas em uma cidade.

Outra situação em que alugar pode ser melhor é para empresas que pretendam testar sua entrada em novos nichos de mercado. Dessa forma, alugar pode ser uma forma de ver se o investimento valeria a pena no longo prazo.

Semelhantemente, operadores que irão trabalhar em locais muito distantes de sua base podem se beneficiar do aluguel de uma escavadeira hidráulica nas localidades onde irão operar. Dessa maneira, a empresa que aluga arca com os custos de transporte, o que pode ser vantajoso.

Ainda, o aluguel pode ser uma boa alternativa para clientes que precisem de equipamentos atualizados para garantirem novos contratos, mas talvez não detenham dinheiro em caixa o suficiente para comprar uma nova máquina imediatamente.

Outros benefícios de alugar incluem menores desembolsos iniciais, assim como menores riscos para os operadores que ainda não têm um fluxo fixo de trabalho por vir.

Em resumo, alugar uma escavadeira hidráulica pode ser a melhor opção no curto e médio prazos, especialmente em projetos alocados remotamente ou fora da área de influência do operador ou empresa.

Quando comprar uma escavadeira

Para empresas que precisam de flexibilidade tanto de tempo quanto de disponibilidade de uso, a aquisição de uma escavadeira hidráulica pode ser uma boa opção. Ocorre que, no caso do aluguel, provavelmente a prestação de serviço precisará ser agendada.

Dependendo do tipo de empresa ou projeto, no entanto, pode ser que não valha a pena esperar. Se o projeto requer o uso de escavadeiras por um longo período de tempo, como é o caso da construção de estradas, por exemplo, em geral é melhor adquirir o equipamento.

Dessa forma, ao ter a propriedade da escavadeira, a empresa ou operador terá liberdade para negociar a sua agenda de trabalho. Isso é especialmente importante no caso de empresas que precisem ter toda a sua produção sob controle.

Em termos de custo, a compra de uma escavadeira hidráulica também pode compensar, pois o custo de depreciação pago será menor do que no caso do aluguel. Também, ao adquirir a máquina, você terá um bem que poderá ser vendido posteriormente quando quiser atualizar sua frota.

Comprar escavadeiras novas significa, inclusive, poder escolher as especificações exatas que você ou sua equipe requerem para executar o trabalho da melhor forma possível.

Independente de ser alugada ou comprada, a manutenção da escavadeira deve estar em dia para garantir sua vida útil e funcionalidade. Para isso, é importante saber escolher o vendedor e a oficina.

Em resumo, os prós e contras de alugar ou comprar uma máquina desse porte são:

Alugar

  • Manutenção, seguro e outras burocracias administradas por outras pessoas;
  • Acesso a maior diversidade de equipamentos em qualquer momento;
  • Equipamentos alugados geralmente são mais modernos;
  • Menor investimento inicial.

Comprar 

  • Recebe-se um retorno do investimento quando você não precisa mais do equipamento;
  • Maior flexibilidade, pois o equipamento estará disponível quando você precisar;
  • Mais barato no longo prazo;
  • Possíveis vantagens fiscais;
  • Menos tempo parado.
Escavadeira hidráulica: os benefícios do investimento

Como escolher uma boa revenda de escavadeira hidráulica?

A primeira característica a observar quando se busca uma escavadeira hidráulica em uma loja é o atendimento ao cliente. Não apenas no momento como também no pós venda, a forma como a empresa trata seus clientes é um bom termômetro para a qualidade do serviço.

Apesar de serem máquinas, as escavadeiras hidráulicas são negociadas de gerenciadas por pessoas. Portanto, o profissionalismo e a ética são bem-vindos em qualquer atividade.

Decidir comprar ou alugar uma escavadeira é uma decisão de compra séria, devido ao vulto do investimento. Em quaisquer das situações, haverá taxações e impactos no fluxo de caixa. Por esse motivo, busque orientação especializada antes de tomar a decisão final.

A propósito, é recomendável conversar com um contador ou consultor financeiro antes de finalizar a compra ou assinar um contrato de aluguel de escavadeira hidráulica.

Dependendo de como você lida com a contabilidade em sua empresa, uma opção pode ter mais benefícios em termos de fluxo de caixa ou até descontos nas taxas e imposto. Um bom revendedor saberá orientá-lo quanto a isso.

Então, antes de decidir onde adquire sua escavadeira hidráulica, considere os seguintes pontos:

Modalidades de contrato de compra e venda disponíveis

O contrato de compra e venda é o documento que traz segurança à negociação, especialmente no pós vendas. Custos com manutenção e reparos, assim como garantias e contatos, estão especificados nos contratos.

Em geral, o contrato deverá discriminar:

  1. Partes específicas e essenciais, que requerem manutenção e reparos. Caso não seja possível a obtenção de peças originais, o contrato deve especificar ou orientar substitutos aceitáveis. Custos adicionais não estarão no contrato básico.
  2. Manutenção regular.  O contrato deve incluir cronogramas detalhados para a realização da manutenção preventiva.
  3. Atendimento ao cliente. Caso o seu vendedor não está disponível sempre, o contrato deve ter algum termo que garanta a assistência técnica quando for necessária os tempos de espera para reparo dependem muito do tipo de dano a ser consertado. Esclareça isso antes de fechar contrato.

Expertise quanto à regulamentação

Um bom revendedor de escavadeiras hidráulicas conhecerá bem as regulamentações, leis e normas a serem cumpridas para que o trabalho possa correr bem.

Isso inclui normas de transporte de máquinas pesadas em rodovias, taxas de emissão de enxofre e outros gases de efeito estufa, porcentagem de biocombustíveis, entre outros.

Em última análise, o que ajuda você a ter sucesso em seus negócios é ter a máquina certa no momento certo, seja alugada ou comprada. Escolhendo uma marca reconhecida e trabalhando com uma boa fornecedora de peças, você estará em uma boa posição.

E aí, o que achou dessas dicas? Você tem mais alguma? Compartilhe conosco aqui nos comentários! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *