Motoniveladora: o que é e motivos para comprar marca chinesa

Motoniveladora: o que é e motivos para comprar marca chinesa

Motoniveladora é uma máquina autopropelida que tem uma lâmina ajustável. Por sua precisão, é utilizada em diversos setores construtivos industriais: colheita florestal, construção civil, mineração, empreendimentos públicos, entre outros.

Nesse contexto, há diversas opções de marcas de motoniveladora no mercado. Porém, as marcas chinesas vêm ganhando destaque. As razões para isso são várias, incluindo aí acordos comerciais Brasil-China, crescimento do agronegócio e decisões de compra das mineradoras.

Porém, como saber quais os critérios adotar para fazer uma boa aquisição? E por que comprar uma motoniveladora chinesa? São questões que responderemos a seguir. Acompanhe!

O que é uma motoniveladora?

Motoniveladora, também conhecida como patrola, é uma máquina autopropelida com uma longa lâmina dianteira ou traseira ajustável. Essa lâmina pode ser usada para cortar, espalhar ou nivelar materiais.

Tipicamente, uma motoniveladora tem seis rodas, quatro das quais na parte traseira. Com isso, o equipamento tem grande potência de tração.

Além disso, esse veículo tem três eixos, com o motor e a cabine situados acima dos eixos traseiros e um terceiro eixo na parte dianteira final do veículo. Assim, a lâmina fica entre esses dois eixos, formando o terceiro eixo.

A maioria dos motores desses equipamentos operam os eixos traseiros no sistema tandem (trucado). No entanto, alguns podem ter direção dianteira para melhorar a capacidade de manobra.

Desse modo, a direção de uma motoniveladora é realizada por meio de uma direção ou joystick, que controlam o ângulo das rodas da frente.

Por outro lado, alguns modelos permitem, também, articulação do chassi entre os eixos dianteiros e traseiros, o que permite um raio de manobra menor – ou seja, movimento mais preciso e mais eficiente.

As outras funções da motoniveladora são, em geral, movidas hidraulicamente. Por essa razão, podem ser controladas por alavancas, joysticks ou botões eletrônicos que controlam as servo válvulas electrohidráulicas.

Também, vários modelos dessas máquinas permitem a inclusão de implementos na parte traseira, tais como:

  • Compactador;
  • Escarificador;
  • Lâmina;
  • Ripper.

A capacidade de carregamento ou terraplenagem de uma motoniveladora depende do porte da lâmina e da potência do motor. Dessa forma, é possível encontrar no mercado lâminas entre 2,5 até 7,3 metros de largura e motores com valores entre 93 e 373 kW.

Assim, a classificação de uma máquina motoniveladora é feita de acordo com a base da estrutural do chassi, podendo ser:

  • Motoniveladora de chassi articulado
  • Motoniveladora de chassi rígido

A principal diferença entre um e outro é que a motoniveladora de chassi articulado permite um raio menor de movimentação, o que oferece maior precisão às operações.

Também, alguns modelos de motoniveladora podem operar vários implementos simultaneamente ou, ainda, serem projetados para tarefas especializadas, tais como mineração subterrânea ou colheita florestal.

As motoniveladoras, portanto, são equipamentos pesados capazes de nivelar terrenos com precisão.

Para que se usa uma motoniveladora?

Motoniveladoras são usadas principalmente onde haja necessidade de nivelamento de terreno com precisão. Assim, seus usos mais comuns são:

  • Escavação de taludes, que são estruturas geotécnicas usadas tanto para obras de infraestrutura (estradas, contenção de deslizamentos, barragens, valas) quanto para recuperação de áreas degradadas (contenção de erosão, reabilitação de terrenos, etc);
  • Criação dos terraços utilizados em cultivos agrícolas feitos em áreas declivosas
  • Terraplenagem de terrenos para a construção civil;
  • Manutenção de estradas florestais e rurais.

Em outras palavras, esse equipamento é usado em qualquer área onde seja necessário o preparo do terreno ou criação de uma superfície plana.

Por outro lado, as patrolas podem ser utilizadas quando não se dispõe de tratores de esteira para a realização da operação de espalhamento de materiais despejados por caminhões basculantes.

Ou seja, são bastante usadas para fazer acabamentos no serviço de preparo do terreno.a por um caminhão basculante e cortar o terreno natural.

Em resumo, a finalidade da motoniveladora é realizar um trabalho de finalização e refinamento do trabalho de preparo do terreno. O preparo mais grosseiro é, em geral, realizado por outros equipamentos mais adequados, tais como escavadeiras e caçambas raspadoras.

Motoniveladora: o que é e motivos para comprar marca chinesa

Qual a diferença entre motoniveladora e escavadeira?

Basicamente, a diferença entre uma motoniveladora e uma escavadeira é sua estrutura. Ainda que sejam equipamentos com funções e aparências semelhantes, ambos diferem essencialmente na precisão.

A escavadeira contém uma grande lâmina que pode ser usada para manipular grandes volumes de materiais que não requeiram precisão.

É o caso, por exemplo, do deslocamento de resíduos em lixões ou resíduos de colheitas agrícolas e florestais, movimentação de terra para preencher buracos, etc.

Em geral, as escavadeiras contam com uma garra na traseira – o ripper – utilizado para rasgar, quebrar e soltar material compactado para facilitar sua remoção.

Por sua versatilidade, as escavadeiras são amplamente utilizadas nos diversos ramos da engenharia e da indústria, principalmente nos setores pesados.

Em contraste, as motoniveladoras têm como objetivo principal criar superfícies planas – ou gradadas. Tipicamente, a motoniveladora tem uma longa lâmina que fica entre a dianteira do veículo e seus eixos traseiros, podendo ter uma segunda lâmina na parte dianteira.

Assim, apesar de serem também multiuso, as motoniveladoras são mais indicadas para a construção e manutenção de estradas, incluindo vias públicas, rurais, estradas de mineração e estradas internas em canteiros de obras.

Dessa maneira, as escavadeiras são indicadas para nivelamentos mais grosseiros em terrenos difíceis, já que tem grande tração e mobilidade nesse tipo de local.

Por essa característica, aliás, são recomendados para o trabalho em construção, mineração, limpeza de terreno, construção de estradas, desenvolvimento de infraestrutura e projetos florestais.

Por conseguinte, as motoniveladoras funcionam como uma “arte final” do trabalho das escavadeiras. Isto é, as patrolas conferem o acabamento necessário para que o trabalho tenha boa estrutura e aparência.

Não é recomendado que se utilize uma motoniveladora para o deslocamento de grandes volumes de material. Isso porque, além de ser um equipamento cuja manutenção é mais trabalhosa por ser mais preciso, a sua lâmina não é projetada para movimentação de grandes carregamentos.

O design e a adequação de cada motoniveladora dependerá muito do seu fabricante e do propósito do projeto em que será aplicada.

Por que optar por uma marca chinesa?

O Brasil é um grande produtor de commodities e os diversos acordos comerciais com a China têm trazido força à presença de marcas chinesas ao país. Também, uma grande fatia do mercado nacional é movimentado por micro e pequenas empresas (MPEs).

Para termos uma ideia dessa fatia de mercado, no estado de São Paulo, estima-se que o faturamento conjunto dessas MPEs apenas para o mês de maio de 2018 tenha sido de R$ 60,4 bilhões

Por outro lado, individualmente, o faturamento dessas empresas nem sempre é suficiente para a aquisição de um equipamento de uma marca mais consolidada no mercado.

Além disso, existem subsídios, como linhas de crédito e financiamento oferecidas por bancos a empreendedores que desejem modernizar seus equipamentos.

Portanto, o contexto do mercado brasileiro é bastante favorável para a entrada de máquinas com bom benefício-custo, como é o caso das marcas chinesas. Marcas como a Sany têm sido as mais escolhidas no setor de locação. Isso porque os equipamentos da fabricante fazem o básico com qualidade. Entre as vantagens dessa marca, estão:

  • Economia de combustível: estima-se que os equipamentos da Sany consumam 10% menos combustível do que modelos semelhantes de outras máquinas. A tecnologia da marca, que utiliza um computador de bordo para desacelerar a máquina automaticamente após alguns segundos sem movimentação, contribui para a economia significativa de combustível;
  • Motor Mitsubishi e sistema hidráulico Kawasaki;
  • Capacidade volumétrica da caçamba (1,2 m³);
  • Agilidade em campo e velocidade de giro.

A preferência das empresas locadoras de máquinas pela marca Sany vem da sua grande agilidade frente às concorrentes. Tal característica é conferida pelo sistema hidráulico de fluxo positivo, ou seja, que está sempre abastecido.

Esse fator permite uma rápida resposta aos comandos dados pelo operador. dos de operação.

Além da grande capacidade operacional, as marcas chinesas têm também boa versatilidade e facilidade de manutenção. Contudo, a escolha da motoniveladora depende de vários fatores, relacionados tanto ao perfil da empresa quanto dos projetos em que a máquina será utilizada.

Motoniveladora: o que é e motivos para comprar marca chinesa

O que eu devo levar em conta na hora de escolher minha motoniveladora?

Em termos de projeto, os principais fatores a serem levados em conta são o tipo de solo e a declividade do terreno em que a motoniveladora irá operar. Além disso, os objetivos do projeto devem estar alinhados com as possibilidades de operação da máquina.

Algumas características, então, devem ser conhecidas com mais detalhes para que se realize uma boa escolha. Resumidamente, é recomendável que se avaliem os seguintes fatores:

Controles da motoniveladora

A ergonomia de equipamentos pesados é muito importante para assegurar a produtividade da rotina de trabalho. Assim, verifique qual o tipo (ou os tipos) de controles a motoniveladora tem. Em linhas gerais, esses controles podem ser, joystick hidráulico, botões ou alavancas.

Operações e funções da motoniveladora

Verifique para quais funções a patrola é recomendada. Em geral, as funções de uma motoniveladora podem ser:

  • Desagregamento de materiais duros ou compactados
  • Remoção de neve e volumes de terra
  • Manutenção e construção de estradas
  • Terraplenagem e finalização
  • Valas e taludes
  • Escarificação

Algumas motoniveladoras podem ter sistemas embutidos que facilitam algum trabalho específico.

Por exemplo, sistemas hidráulicos que permitem a detecção do peso da carga deslocada. Outras, ainda, contam com controles de terraplenagem que asseguram desempenhos mais previsíveis e consistentes, além de melhores resultados finais.

Características das lâminas

Ao adquirir uma motoniveladora, é de extrema importância avaliar a capacidade de suporte e o tamanho da lâmina. Lembre-se que a motoniveladora é um equipamento de precisão e frequentemente não é projetado para suportar cargas muito altas, diferentemente das escavadeiras.

Motoniveladora nova ou seminova?

Caso você esteja considerando investir em uma máquina seminova, é importante adquirir de um revendedor confiável. Essa é provavelmente dica mais importante, pois é ele que irá garantir a qualidade do produto.

Porém, é indispensável que você realize uma inspeção no veículo antes de fechar negócio. Entre as características a serem avaliadas, preste atenção principalmente ao seguinte:

  1. Chassi: ao analisar a motoniveladora, ande ao redor dela procurando rachaduras ou por barras de reforço. A presença dessas barras sinaliza comprometimento da estrutura, pois a finalidade delas é ajuda a distribuir o peso no caso da presença de rachaduras. Isso significa encurtamento na vida útil do equipamento.
  2. Círculo: as lâminas são montadas no círculo da motoniveladora. Ao manipular o ângulo ou posição do círculo, o operador pode manipular o ângulo e inclinação da moldura. Se o círculo não estiver com boa manutenção, a motoniveladora terá restrições de movimento, o que prejudica seu uso operacional e reduz a rentabilidade da atividade. Verifique a presença de desgastes, desalinhamentos e calços. Se o círculo tiver sido calçado, faça um teste ligando o motor e verifique a mobilidade da motoniveladora.
  3. Lâmina: a lâmina deve estar alinhada e afiada. Rochas ou solo eventualmente causam desgastes que comprometem as possibilidades operacionais da motoniveladora. NOte que é mais econômico substituir o fio do que a lâmina inteira.
  4. Pontos de articulação e sistema de conexão: procure por sinais de desgaste nos pontos de articulação da motoniveladora. O tipo de desgaste irá depender do ambiente em que a máquina operava, o que impacta diretamente na vida útil da mesma.
  5. Sistema hidráulico, cilindros, linhas e mangueiras: faça uma inspeção visual da parte hidráulica olhando o chão: se houver quaisquer vazamentos, provavelmente haverá manchas de óleo no solo. Também, verifique as mangueiras, cilindros e conexões para detectar a presença de vazamentos e necessidade de eventuais reparos.

Assim, para os principais motivos para adquirir uma motoniveladora chinesa referem-se à versatilidade operacional,, economia de combustível e crescente aceitação no mercado brasileiro.

Uma motoniveladora desempenha papel fundamental tanto na construção quanto na manutenção de estradas. Isso porque elas têm a precisão requerida para finalizar a escavação de taludes, valas e atividades de terraplenagem de modo adequado.

A versatilidade desses equipamentos é assegurada pela possibilidade de inclusão de vários implementos, tais como escarificadores, rippers, entre outros.

Antes de optar pela aquisição ou aluguel de uma motoniveladora, certifique-se de que o investimento vale a pena. Isto é, além de ser financeiramente viável e rentável, a decisão pela locação ou compra de uma motoniveladora deve estar ancorada no tipo de projeto e prazo de trabalho.

Caso se opte pela compra de um equipamento seminovo, é importante realizar uma inspeção visual de elementos estruturais do equipamento. Recomenda-se que essa inspeção seja feita com a ajuda de algum especialista.

Porém, em linhas gerais, o que se deve olhar é se a motoniveladora ainda é capaz de realizar a manobras necessárias e se tem problemas estruturais que podem causar acidentes ou impedir o trabalho de fluir.

Para fazer a melhor escolha para seu projeto, conte com a Centro Oeste! Você conhece alguma característica importante de guindastes que deve ser considerada na hora de investir? Deixe sua opinião aqui nos comentários! Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *