Rolo compactador: é melhor comprar o seu ou alugar?

Rolo compactador: é melhor comprar o seu ou alugar?

Rolo compactador ou rolo compressor é um tipo de trator utilizado principalmente na pavimentação. Em outras palavras, é uma máquina que, por meio de seu próprio peso aplicado sobre rolos niveladores, compacta leitos de estradas.

Por outro lado, da mesma forma que outras máquinas pesadas, o rolo compactador é um investimento. Dessa forma, há vários fatores a serem avaliados no momento da decisão de compra.

Ou seja, dependendo do tipo de projeto ou do tempo de uso, pode ser mais interessante para sua empresa alugar o rolo compactador. Isso porque o custo de um equipamento numa obra é fortemente influenciado pela quantidade de horas de trabalho necessárias.

Assim, no post de hoje, explicaremos brevemente o que é e quais são os tipos de rolo compactador existentes no mercado hoje. Em seguida, falaremos dos prós e contras de se comprar ou alugar um trator desses. Por fim, comentaremos um pouco sobre alguns critérios a levar em conta no momento de escolher pela aquisição de um rolo compressor.

O que é um rolo compactador?

Um rolo compactador, ou rolo compressor, é um veículo pesado equipado com rolos grandes utilizado em obras de engenharia para compactar solo, cascalho, concreto, asfalto e outros materiais.

Assim, é aplicado principalmente na construção de fundações de obras e de estradas, mas podem também ser encontrados em aterros sanitários, silvicultura, agricultura, campos esportivos, estacionamentos, entre outros.

Portanto, o rolo compactador é uma máquina pesada projetada para tornar o solo irregular mais homogêneo ou, também, para comprimir o material presente nas camadas de sub-base de alguma construção.

Assim, seu princípio de funcionamento é simples: os rolos usam o peso de um grande tambor acoplado ao chassi da máquina para preencher os espaços vazios do material sendo compactado.

O peso de um rolo simples, em média, é de 2 a 8 toneladas. Porém, esse valor pode ser aumentado ao se encher o espaço interior do tambor com água ou areia molhada (lastro ou peso deslizante).

Alguns modelos de rolo compressor utiliza vibrações extra para acelerar e melhorar a qualidade de compactação. No entanto, diferentes situações irão demandar modelos adequados de equipamento.

Ou seja, o tipo de rolo compactador a ser escolhido depende fortemente do tipo de solo onde ele irá atuar.

Rolo compactador: é melhor comprar o seu ou alugar?

Que tipos de rolo compactador existem no mercado?

Os modelos de rolos compressores são classificados conforme seu processo de compactação: por pressão, impacto ou vibração. Também, podem ser combinados entre si para melhorar alguma das características, conforme o objetivo. Basicamente, é possível dividir os rolos compactadores em:

  1. Compactador de rolo liso;
  2. Rolo compactador de pneu;
  3. Rolo compactador “pé de carneiro”.

Um rolo compactador liso pode ser com um a três cilindros. Já os rolos de pneu, como o nome indica, consistem em equipamentos com um grupo de três ou quatro pneus. Por fim, os pés de carneiro são um tipo de rolo compactador com protrusões que parecem patas de ovelha (donde seu nome). Veja a seguir alguns detalhes sobre cada uma dessas modalidades.

Rolo compactador liso

Esse tipo de rolo compressor pode ser encontrado em vários modelos:

  • Rolos cilíndricos: implementos que podem ser acoplados a alguma força de tração. Hoje em dia, a maioria é propulsionada por tratores, mas a tração animal ainda é utilizada.
  • Compactador de rolos lisos: tipo de compactador que tem um grande rolo de aço na dianteira e uma ou duas rodas compactadoras na parte traseira. Se houver apenas uma roda traseira, é chamado de compactador em tandem.

Seu uso é recomendado em solos mais consolidados, tais como pedra e areia de granulometria alta.

  • Rolo compactador vibratório: esse equipamento consiste em um compactador em tandem, porém equipado de tecnologia que faz com que seus rolos vibre.

Para que isso ocorra, é utilizada uma tecnologia de rotação de um peso excêntrico situado nos eixos dos rolos. Isso permite o controle da frequência de vibração dos rolos pelo operador e também aumenta a eficiência de compactação.

Os rolos vibratórios costumam ser usados para compactar leitos de estradas e, às vezes, para nivelar asfalto. São especialmente úteis para situações em que seja necessário compactar o solo a maiores profundidades.

Rolo compactador de pneu

O rolo compactador de pneu é um veículo equipado com várias fileiras de pneus alinhados muito próximos entre si.

Ele utiliza ar comprimido para desenvolver a pressão necessária para inflar os pneus e assegurar a uniformidade da pressão a ser distribuída sobre a superfície compactada.

A indicação de uso, neste caso, são solos com granulometria uniforme. Por isso, são utilizados para o acabamento e nivelamento do asfalto em rodovias e estacionamentos recém terminados.

Funcionam aplicando uma pressão uniforme ao longo da largura do “rolo” – ou fileira de pneus. São bastante usados, também, para a finalização de aterros e terraplenagens feitos por rolos de pé de carneiro.

Rolo compactador pé de carneiro

O rolo compactador pé de carneiro recebe esse nome por causa das protrusões existentes na superfície do cilindro de aço. Tais relevos retangulares se parecem com o formato de patas de ovelha e também podem ser vibratórios os estáticos.

Da mesma forma que o rolo compactador liso, os pés de carneiro podem ser lastreados internamente com água, areia molhada ou pela montagem de seções de aço de modo a aumentar seu peso.

Esse tipo de rolo compactador é usado em áreas cujo terreno seja composto por solos de granulometria fina ou vulneráveis à compactação ou erosão. Este é o caso, por exemplo, de terrenos argilosos.

São bastante usados, também, na preparação de terrenos para fins de cultivos agrícolas ou silviculturais, onde a compactação excessiva não é desejada. De modo semelhante, o rolo compactador pata de carneiro é muito empregado na construção de barragens, terraplenagem e criação de subleitos em projetos de pavimentação, ferrovias e estradas.

Alguns rolos compactadores lisos podem ser adaptados para se tornarem pata de carneiro, dependendo da marca.

Rolo compactador de grades

Um rolo compactador de grades é um cilindro cuja superfície é uma rede quadriculada compostas por barras de aço entrecruzadas. Em geral, são lastreados internamente com blocos de concreto e encontrados na forma de implementos.

Sua principal característica é que provê alta pressão sobre o solo sem amassar o solo. São indicados para destorroamento e compactação de solos com granulometria média ou rochas sedimentares ou, ainda, em projetos de construção de leitos ou subleitos de estrada. Não são indicados, no entanto, para uso em solos argilosos, siltosos ou uniformes.

Rolo compactador de impacto

Os rolos mais modernos disponíveis hoje são os de impacto. Neste tipo de compactador, os rolos têm formados hexagonais ou triangulares, diferentemente dos cilíndricos convencionais.

O rolo compactador de impacto usa uma alta quantidade de energia, o que o permite compactar bastante a profundidades maiores e em pouco tempo, comparado com os demais equipamentos.

Diante disso dessas informações, escolher o modelo mais adequado pode parecer uma tarefa confusa. Para ajudar a reduzir a confusão possível, fornecemos aqui as linhas gerais quanto à indicação de cada tipo de rolo compactador. Veja mais a seguir.

Rolo compactador: é melhor comprar o seu ou alugar?

Como escolher o modelo mais adequado para minha obra?

Os principais fatores que regem o processo de compactação são:

  • Tipo de solo e características granulométrica (proporção areia, silte e argila);
  • Densidade do solo seco (Peso específico seco);
  • Energia de compactação;
  • Teor de umidade do solo.

Dessa maneira, é fundamental conhecer o terreno, tanto em suas características geográficas quanto geológicas, antes de escolher o rolo compactador. O fator solo é o principal para a escolha do equipamento indicado.

De modo semelhante, as características de logística também vão contar muito. Isto é, deve-se avaliar se o equipamento terá mobilidade no interior do canteiro ou não.

Para locais de movimentação mais restrita, é indicado o rolo de cilindro único, que não apenas é mais fácil de manobrar como também de transportar. Em outras palavras, o rolo compressor de cilindro único é mais indicado para projetos simples.

Por outro lado, o rolo compactador de cilindro duplo ou triplo tem maior potência e eficiência. Ou seja, são necessárias menos passadas para que o resultado final seja de boa qualidade. Isso porque o rolo duplo ou triplo é capaz de compactar simultaneamente na dianteira e na traseira.

Porém, esse modelo de rolo compactador é mais difícil de manobrar, sendo por essa razão indicados para operarem em áreas grandes, como rodovias e outras aplicações pesadas.

Em quaisquer dos casos, para o trabalho ser eficiente e eficaz, a máquina deve ser manipulada por um operador ou operadora qualificados. A eficiência da atividade de compactação, aliás, depende de fatores externos, tais como oscilações climáticas, sítios com logística complexa ou materiais agregados difíceis de trabalhar, entre outros imprevistos.

Em acréscimo, você precisará optar entre o rolo compactador estático ou vibratório. Os rolos vibratórios trabalham criando ondas mecânicas capazes de compactar camadas mais profundas de solo. Em contraste, os rolos estáticos atuam sobre a camada mais superficial.

Isso equivale a dizer, portanto, que frequentemente será necessária a combinação de ambos para que o projeto fique adequado.

Por fim, os compactadores de pneu são usados para nivelar e homogeneizar superfícies já acabadas, principalmente estradas de asfalto ou rurais.

Em quaisquer situações, a decisão final quanto à compra ou aluguel de um rolo compactador dependem de fatores técnicos e econômicos. Um dos principais fatores é, sem dúvida, a quantidade de horas de trabalho necessárias.

Quando comprar e quando alugar um rolo compressor?

Da mesma forma que outros equipamentos pesados, um rolo compressor deve ser visto com um investimento. Assim, são necessárias análises financeiras e técnicas para determinar se a sua empresa deve ou não adquirir um trator desses.

Em linhas gerais, o investimento deve não apenas se pagar como também criar novas oportunidades e gerar rentabilidade e lucro para os sócios.

Assim, o fator a ser determinado antes de qualquer decisão é o custo por hora de trabalho do rolo compressor nas atividades requeridas pelos seus projetos. Em seguida, deve-se analisar a quantidade de horas de trabalho requeridas para desempenhar a função.

Com esses valores, é possível ter uma boa ideia do quanto custa a operação de compactação para cada caso e estabelecer uma média para sua empresa. Isso equivale a dizer que se sua empresa requer uma grande disponibilidade de horas de trabalho de um rolo compactador num prazo médio ou longo, é bem provável que valha a pena adquirir um.

Outros custos a serem avaliados para decidir quando comprar um rolo compactador são

  • Custos de transporte do rolo compactador de um sítio a outro;
  • Custos de armazenamento;
  • Custos com combustíveis;
  • Custos de mão de obra;
  • Custos de manutenção.

É importante levar em conta, também, a burocracia envolvida. Em muitos casos, são necessárias autorizações especiais do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Ou seja, haverá um custo de oportunidade envolvido com a organização da documentação necessária para a realização dos trabalhos.

Porém, a aquisição de um rolo compactador representa um aumento nas possibilidades de negócios da empresa. Outra situação é a necessidade de atualização do equipamento existente. Hoje em dia, a aplicação crescente da tecnologia em máquinas pesadas torna as atualizações constantes e necessárias para assegurar a competitividade da empresa no mercado.

Isto é, além de ter maior disponibilidade do equipamento – o que a torna mais competitiva – a empresa pode alugar o rolo compactador, tornando-se uma prestadora de serviços de máquinas pesadas.

Em suma, deve-se optar pela aquisição de um rolo compressor quando esse equipamento é estratégico para a competitividade da empresa ou quando se pretende ampliar a carteira de negócios. Sendo assim, como saber o que avaliar ao adquirir um rolo compactador? É o que abordaremos a seguir.

Rolo compactador: é melhor comprar o seu ou alugar?

Que critérios devo avaliar antes de comprar um rolo compressor?

Sem dúvida, um dos fatores que mais pesa na escolha de um rolo compactador é o investimento inicial. Por outro lado, há vários outros fatores que podem se sobrepor a esse critério, dependendo da finalidade da aquisição.

A seguir, resumimos os principais fatores a serem levados em conta no momento da aquisição de um rolo compactador.

  • Feedback em tempo real e instruções de operação;
  • Deslocamento lateral e espaço de meio-fio;
  • Desempenho e eficiência de compactação;
  • Tamanho do tanque de lastreamento;
  • Tecnologia de mapeamento e GPS;
  • Peso dos cilindros e do veículo;
  • Características de automação;
  • Tamanho do tanque de água;
  • Medidores de compactação;
  • Vibração de alta frequência;
  • Leituras de temperatura;
  • Largura de compactação;
  • Segurança e ergonomia;
  • Viabilidade econômica.

Assim, a aquisição de um rolo compressor é justificado tanto no caso de ser um equipamento estratégico para os projetos da empresa quanto para expandir a carteira de negócios.

Também, o cenário cada vez mais dinâmico da economia evidencia que fatores como o aumento da eficiência ou da ergonomia contribuem para melhores resultados finais. Ou seja, melhoram ou asseguram a competitividade da empresa. quipamentos é um fator de competitividade no mercado.

É importante considerar, também, que uma rolo compressor é um investimento. Por isso, sua decisão de compra deve ser pautada em uma análise cuidadosa de viabilidade técnica e financeira. Isso irá garantir que a compra se mostre rentável ao longo do tempo.

Independente de sua decisão, conte com a Centro Oeste! Temos uma ampla rede de apoio técnico e financeiro com os quais trazemos confiabilidade às decisões de nossos clientes!

Você conhece alguma característica importante de máquinas escavadeiras que deve ser considerada na hora de comprá-la? Deixe sua opinião aqui nos comentários! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *