7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

O primeiro passo para a aquisição de uma máquina escavadeira é sempre determinar qual será seu uso. Em seguida, é indispensável realizar a análise de investimento para que os gastos sejam compensados pelos ganhos no prazo esperado, evitando surpresas e prejuízos.

Antes mesmo de chegar na etapa de análise de investimento, no entanto, é muito comum surgir o questionamento: será que compro ou alugo uma máquina escavadeira? O que compensa mais?

Há prós e contras tanto em comprar quanto em alugar equipamentos pesados. Assim, vale a pena avaliar a situação atual da empresa, seja do ponto de vista financeiro seja de outros elementos, antes da decisão final.

Também, é importante avaliar qual o método de aquisição dos equipamentos será mais vantajoso para seu negócio (financiamento? parcelamento? permuta?).

É sempre bom observar, aliás, qual método irá tornar sua vida mais fácil, pois uma máquina escavadeira é um ativo a ser gerenciado. Contudo, provavelmente o custo inicial é frequentemente um dos fatores que mais pesam na decisão de compra de uma escavadeira, ainda que não seja o único.

Em outras palavras, há muitas variáveis a serem levadas em consideração para a decisão final – usabilidade, disponibilidade, entre outros. Mas então, por que comprar um máquina escavadeira? A resposta para a é, como sempre, depende!

Para ajudar a tomar a decisão, trouxemos no post de hoje algumas situações nas quais o investimento na aquisição de equipamentos é um bom negócio. Vamos descobrir quais são os sete motivos para investir na compra de uma máquina escavadeira?

7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

Motivo 1: Você previu que há muitas demandas de trabalho em sua região

Escavadeiras estão entre os equipamentos mais versáteis e robustos em qualquer empreendimento de construção. Por isso, são usadas em várias diferentes frentes de trabalho, incluindo a iniciativa pública e a privada.

Seja na área de manutenção, seja na parte de construção ou mesmo demandas pontuais, como aberturas de valas ou poços, uma máquina escavadeira é sempre útil.

Existem cidades, por exemplo, em que há grande quantidade de estradas rurais. Diante disso, tanto a manutenção das obras de arte existentes quanto a aberturas de novas vias requer o trabalho de uma máquina escavadeira.

Por outro lado, em centros urbanos, obras de manutenção ou construção da estrutura de saneamento requer o trabalho constante de máquina escavadeira.

Em suma, qualquer trabalho que envolva cavar buraco, deslocar terra, derrubar coisas pode ser realizado com uma retroescavadeira. Geralmente, no entanto, a prestação de serviços para o setor público requer o contrato por meio de licitações.

Motivo 2: Sua empresa conseguiu vencer ou pretende concorrer a uma licitação ou contrato público

Licitações, em geral, envolvem contratos de médio ou longo prazo. Também, incluem pagamentos e prazos relativamente certos, o que permite o planejamento do investimento em uma nova máquina escavadeira.

A prestação de serviços por meio de licitações é obrigatória para órgãos públicos, tendo o intuito de garantir a isonomia do acesso aos recursos públicos.

Ou seja, é uma demanda constante de qualquer setor administrativo público, principalmente o departamento encarregado da manutenção, infraestrutura ou meio ambiente.

Por outro lado, alguns serviços podem dispensar a licitação, dependendo dos valores. Pela lei, obras de engenharia no valor de até R$15.000,00 são dispensadas de licitação. Essa regra tem como objetivo dinamizar a burocracia envolvida na gestão pública e resolver problemas mais urgentes de forma mais ágil.

Isto é, serviços pontuais como a remoção de árvores caídas, aberturas de vala, remoção de volumes de terra originados de desabamentos por temporais, reconstrução de taludes de estradas após chuvas fortes, entre outros ocorrem o tempo todo.

Dessa maneira, conforme for o objetivo da empresa, a qualidade da prestação de serviços e o cenário do mercado regional, a companhia pode vir a crescer ainda mais, justificando até mesmo o aumento da frota ou sua atualização.

7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

Motivo 3: Sua empreiteira cresceu e os projetos para os quais você foi contratado justificam a aquisição de uma máquina escavadeira

Além da demanda da administração pública, o mercado de prestação de serviços de máquinas pesadas está fortemente atrelado ao de construção civil, mineração, silvicultura, entre outros; é a chamada indústria de base.

Diante disso, é possível que sua empreiteira tenha feito um bom trabalho e esteja sendo requisitada para atuar em outras frentes. Isto é, a perspectiva de contratos ou contratos já firmados justificam ou até mesmo obrigam a aquisição de nova máquina escavadeira.

Assim, mesmo que sua empresa já tenha alguma frota, pode ser necessário aumentá-la para atender a nova demanda de trabalho. Para que a compra de uma nova máquina escavadeira se justifique, a previsão de de ganhos deve ser maior do que a de gastos.

Note que a compra de uma máquina pesada é um investimento. Em outras palavras, é possível renegociar as máquinas que não estejam mais sendo úteis ao seu negócio no mercado de seminovos.

Ou seja, é possível recuperar parte do capital investido vendendo o equipamento usado. O investimento assim recuperado, por sua vez, pode ser reinvestido em algum fundo de investimento ou mesmo ser dado de entrada em outra máquina mais útil em dado momento.

Dessa forma, sua empresa pode diversificar as áreas de atuação e aproveitar novas oportunidades de negócio dentro do setor de bens de capital.

Se modo semelhante, é possível que sua empresa já atenda um nicho de mercado e o cenário atual e futuro venham se mostrando favoráveis a novos investimentos em novos negócios.

Motivo 4: Você enxergou uma oportunidade de negócios como empresa locadora de equipamentos pesados

Uma máquina escavadeira, também chamada de escavadeira hidráulica ou retroescavadeira, é um veículo versátil. Basicamente, ela tem o funcionamento semelhante a um grande braço humano, ao qual podem ser acopladas diversas ferramentas, tais como caçambas, pás, ganchos, pinças, cabos de aço, trados, entre outros.

Ou seja, pode ser aplicada em várias frentes de trabalho e diferentes tipos de projetos em inúmeros setores construtivos e industriais. Uma máquina escavadeira pode ser usada, por exemplo, nos setores de:

  • Manuseio de grandes volumes de material (árvores caídas, por exemplo);
  • Escavação de trincheiras, poços, buracos e fundações;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Silvicultura e colheita florestal;
  • Criação de aceiros florestais;
  • Adequação de leitos de rio;
  • Construção civil;
  • Terraplenagem;
  • Mineração;
  • Demolição.

Essa ampla gama de utilidade a torna ideal para uma empresa que esteja pensando em alugar máquinas pesadas para múltiplas funções. Isso porque, na falta de um tipo de projeto, é possível adaptá-la para outra modalidade de serviço.

A máquina escavadeira, portanto, é indispensável para qualquer atividade que envolva remoção ou deslocamentos de grandes volumes de material. No entanto, para que seja um investimento interessante, é importante realizar a análise apropriada da depreciação e outras avaliações de investimento.

Dessa forma, é possível à empresa programar-se para a aquisição de novos equipamentos quando o custo de manutenção se tornar maior do que o benefício proporcionado pela máquina.

7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

Motivo 5: Você percebeu que seu equipamento atual está desgastado

O quinto motivo pelo qual é interessante optar pela aquisição de uma máquina escavadeira é se você já tem um negócio de aluguel de equipamentos. Neste caso, o setor de gerenciamento de ativos deve ter realizado o cálculo dos investimentos necessários, indicando quando será o melhor período para a recompra de equipamentos.

De modo geral, a análise da aquisição de ativos deve responder às seguintes perguntas:

  1. O projeto ou aquisição vai pagar a si mesmo? Isto é, pelo menos não vai dar prejuízo?
  2. O projeto ou aquisição irá aumentar a riqueza dos acionistas ou proprietários ou vai diminuí-la?
  3. Esta aquisição é de fato a melhor alternativa de investimentos para o meu caso?

Se essas respostas ainda não estão claras, o melhor a fazer é buscar respondê-las junto à sua equipe para trazer maior segurança à sua decisão. Porém, o setor de gestão de ativos de sua empresa deve considerar várias alternativas ao investimento.

Com isso, além de ser capaz de programar-se para novas aquisições, sua empresa poderá avaliar se o investimento está de fato tendo o resultado esperado ou se uma nova prospecção no mercado poderá trazer opções mais interessantes.

Motivo 6: Sua empresa percebeu que os resultados atingidos com os investimentos atuais não são os esperados

A aquisição de um equipamento pesado é um investimento. Portanto, comprar uma máquina escavadeira requer o estudo prévio do cenário interno e externo à empresa.

Em outras palavras, deve ser realizada uma análise de investimentos, que é uma metodologia baseada no uso de técnicas contábeis e financeiras com o objetivo de identificar a melhor alternativa de alocação de recursos, considerando as várias opções existentes. O principal critério de padrão de qualidade, neste caso, é a rentabilidade.

A rentabilidade, portanto, informa se o investimento está dando certo ou não. Isto é, se está atingindo os resultados esperados. Dessa forma, se a equipe de gestão de ativos chegou à conclusão de que os resultados está abaixo do esperado, é possível que isso seja devido ao equipamento desgastado.

Também, o ingresso de novas tecnologias à indústria de bens de capital, tais como internet das coisas e Indústria 4.0, vem trazendo às máquinas crescente modernização.

Dessa maneira, o equipamento com menor desempenho, mesmo que por uma pequena margem, pode impactar muito nos resultados finais. Hoje em dia, grande foco em melhorias na eficiência energética tem sido colocado nos novos projetos de máquinas pesadas.

Diante desse cenário, a atualização dos equipamentos é um fator de competitividade no mercado. Não obstante, comprar uma máquina escavadeira pode ser um bom negócio se há a previsão de seu uso por um longo período o mesmo se existem projetos acontecendo simultaneamente.

7 motivos para comprar sua máquina escavadeira

Motivo 7: Os projetos que sua empresa atua requerem disponibilidade horas de trabalho e alugar ficou muito caro

Em alguns casos, quando o projeto é de curta duração ou o escopo da empresa não inclui gestão de bens de capital (máquinas), alugar é uma alternativa mais interessante.

Em contraste, projetos mais longos ou empreiteiras que tenham mais de uma frente de trabalho com atividades semelhantes podem se deparar com a necessidade de maior disponibilidade de máquinas.

Diante disso, a compra de uma máquina escavadeira não só é justificada como também é recomendada. Para saber se você deveria adquirir um trator desses, neste caso, deve-se determinar a quantidade de horas trabalhadas e o custo por hora de trabalho.

Em geral, se o tempo de trabalho previsto para a máquina escavadeira no projeto é em torno de 7 a 15 horas por semana (em torno de algumas centenas de horas por mês), é melhor alugar.

Por outro lado, se a necessidade dos projetos da empresa excedem esse quantia, uma análise financeira deve ser feita para avaliar se há alternativas melhores, que irão trazer maior lucratividade à empresa.

No caso de aquisição de uma máquina escavadeira, é possível optar por um equipamento semi novo ou novo. Essa decisão, então, dependerá tanto dos objetivos da empresa quanto das perspectivas de negócios

Em linhas gerais, a compra de um equipamento semi novo faz mais sentido quando o orçamento para aquisição da máquina escavadeira não é suficiente para uma nova. Neste caso, opte sempre por marcas com boa reputação no mercado e que tenham serviço de manutenção e peças de reposição perto de sua empresa.

Porém, ao comprar um equipamento semi novo, é importante certificar-se de que o mesmo está em bom estado e será capaz de desempenhar as atividades previstas nos escopos dos projetos em que será utilizado.

Assim, existem sete situações principais em que a aquisição de uma máquina escavadeira é uma alternativa interessante. Seja ela nova ou semi nova, é importante assegurar-se de que seu equipamento é capaz de realizar os serviços para os quais sua empresa foi contratada.

Porém, comprar uma máquina escavadeira é frequentemente um bom negócio, já que pode ser usada em uma variedade enorme de frentes de trabalho. Isto é, tem aplicações tanto no serviço público, onde é usada para serviços de manutenção ou construção de infraestrutura, quanto no privado.

No caso de obras particulares, a gama de serviços é enorme, passando por construção civil, indústria de mineração, indústria de base florestal, entre outras. Também, se sua empresa pretende ampliar sua carteira de negócios ou atender alguma demanda específica, é possível optar pela aquisição temporária de determinado equipamento estratégico à execução de um projeto.

É importante considerar, aliás, que uma máquina escavadeira é um bem de capital. Dessa forma, a decisão de compra deve estar pautada em uma boa análise de investimento realizada por um profissional qualificado.

Em suma, a compra de uma escavadeira hidráulica deve levar em conta vários fatores, inclusive o tipo de projeto e o tempo de atuação previsto para as máquinas em cada área.

A quantificação dos custos das máquinas, inclusive da depreciação, é fundamental para que o investimento em bens de capital se mostre rentável ao longo do tempo.

Portanto, quer sua decisão seja por uma máquina escavadeira nova ou semi nova, conte com a Centro Oeste! Temos uma ampla rede de apoio técnico e financeiro com os quais trazemos confiabilidade às decisões de nossos clientes!

Você conhece alguma característica importante de máquinas escavadeiras que deve ser considerada na hora de comprá-la? Deixe sua opinião aqui nos comentários! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *