Como encontrar a melhor empresa para fazer a manutenção preventiva?

Como encontrar a melhor empresa para fazer a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma das maneiras de impedir que o equipamento sofra danos irreparáveis e que acidentes de trabalho ocorram. O termo “manutenção” significa “ato de manter” algo em funcionamento ou íntegro.

Porém, para cada equipamento e modelo de negócios, haverá um plano de manutenção mais indicado. Ou seja, o plano de manutenção deverá ser coerente com os objetivos da empresa.

No artigo de hoje, trataremos mais detalhadamente da importância da manutenção preventiva para a rentabilidade dos seus investimentos em bens de capital.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um método sistemático de inspeção, detecção, revisão, correção e prevenção de máquinas, equipamentos e construções. O objetivo dessa atividade é manter condições operacionais satisfatórias.

A base da manutenção preventiva é, portanto, identificar problemas quando eles ainda são incipientes, com o intuito de evitar falhas maiores, paradas não planejadas ou acidentes de trabalho. Nesse sentido, contrasta com a manutenção corretiva fortemente, já que não espera que o pior aconteça para tomar uma ação.

Esse tipo de manutenção é realizada regularmente em alguma peça ou equipamento. No caso de máquinas pesadas, pode ter como foco partes específicas, os fluidos ou o equipamento inteiro.

A manutenção preventiva inclui:

  • substituição de peças desgastadas;
  • operações de teste;
  • diagnósticos;
  • lubrificação;
  • meduções;
  • ajustes.  

Se o alvo da manutenção for um guindaste, por exemplo, é possível criarem-se rotinas separadas de cuidado com a lança e com o chassi. Portanto, o desenho do plano de manutenção é caso a caso.

Na manutenção preventiva, o intuito é reduzir a probabilidade de uma falha catastrófica. Dessa forma, pode ser realizada quando o equipamento ainda estiver em funcionamento. No que tange a complexidade, é um método intermediário de manutenção. Quer dizer, não é nem inteiramente reativo nem preditivo.

Uma estratégia de manutenção preventiva pode se basear ou no tempo de uso ou em períodos regulares. Vejamos a seguir os tipos que existem:

Manutenção preventiva baseada no tempo

O tipo mais comum de manutenção preventiva é a que utiliza cronogramas de inspeção periódica em equipamentos estratégicos à empresa (críticos). Em geral, a falha de tais equipamentos impactaria a produção enormemente no caso de falha.

Manutenção preventiva baseada no tempo de uso

Para a realização da manutenção preventiva baseada no tempo de uso, o principal critério é o tipo de máquina. Neste caso, é comum que se utilizem as recomendações do fabricante no manual do usuário para criar o plano de manutenção.

Costuma ser baseado em horas de uso, quilômetros rodados ou ciclos de produção. No caso de uma retroescavadeira, por exemplo, o gerente de manutenção pode atribuir um cronograma de manutenção a cada vez que o equipamento conclui um serviço.

Como encontrar a melhor empresa para fazer a manutenção preventiva?

Quando usar manutenção preventiva?

Recomenda-se o uso de manutenção preventiva no caso de:

  • Equipamentos críticos à produção ou ao desempenho da empresa, seja em termos de serviço prestado ou de rentabilidade de investimento;
  • Máquinas que têm grande probabilidade de falha que aumenta com o tempo de serviço ou uso;
  • Bens que têm falha que podem ser prevenidas com manutenção regular.

Não é recomendável a aplicação de um plano de manutenção preventiva quando se trata de problemas aleatórios que não têm função crítica. É o caso, por exemplo, de placas de circuito em painéis de controle.

Como fazer um plano de manutenção preventiva?

No Brasil, a principal norma que regulamenta a obrigatoriedade de um plano de manutenção preventiva é a NR 12 (Norma Regulamentadora nº 12), que trata da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

A principal função tanto da NR 12 quanto da manutenção preventiva é criar protocolos que evitem situações de perigo no trabalho com máquinas. Em outras palavras, busca aumentar a segurança no trabalho, além de assegurar a confiabilidade e produtividade dos equipamentos.

Assim, além de seguir os critérios estabelecidos na NR 12, o plano de manutenção preventiva deve pautar-se nas necessidades que surgem com o uso e nas recomendações do fabricante.

Em resumo, um plano de manutenção preventiva deve conter as seguintes informações:

  1. Identificação correta e adequada de todos os itens a serem incluídos no programa de manutenção;
  2. Registros apropriados do volume de trabalho, custos de produção, horas trabalhadas, histórico de falhas, entre outras informações relevantes à máquina em questão;
  3. Cronograma definido de inspeção, com ordens de serviço permanentes a respeito de atividades de manutenção específicas;
  4. Uso de check-list pelos operadores de manutenção;
  5. Cronograma de frequência de inspeções;
  6. Uma equipe preparada e treinada de manutenção para lidar tanto com reparos simples quanto com pequenos problemas que possam ter surgido no momento da avaliação;
  7. Procedimentos administrativos que devem ser realizados a cada ação de manutenção bem como um esquema de follow-up da situação da máquina.

Um bom programa de manutenção preventiva também deve ser capaz de responder às seguintes questões:

  • Quem irá realizar a manutenção preventiva?
  • Onde começar a manutenção preventiva irá começar?
  • O que inspecionar?
  • Qual deve ser a frequência da inspeção?
  • Quando realizar as inspeções (cronogramas)
  • Quais são os estágios de manutenção preventiva?
  • Como é o treinamento do time de manutenção?
  • Quais as técnicas de motivação são usadas para engajar o time?
  • Como será feita a manutenção dos registros de manutenção preventiva?
  • Como será a gestão do almoxarifado de manutenção preventiva?
  • De que forma será feito o controle e avaliação dos resultados da manutenção preventiva?

Quer seu negócio opte pela contratação de uma empresa ou pela criação de uma equipe interna para realizar a manutenção preventiva, um plano de manutenção é essencial para assegurar a confiabilidade a rentabilidade de seus investimentos ao longo do tempo.

Assim, a empresa que realiza a esse tipo de serviço deve não apenas ter uma boa equipe qualificada como também ter boas práticas de gerenciamento dos serviços prestados.

Como encontrar a melhor empresa para fazer a manutenção preventiva?

Como encontrar empresas para realizar a manutenção preventiva em meus equipamentos?

Da mesma forma que qualquer serviço, um aspecto fundamental na escolha de uma empresa de manutenção preventiva é a forma como eles tratam os clientes. Além disso, organização e responsabilidade são essenciais para garantir uma boa prestação de serviços.

Veja a seguir algumas dicas para você encontrar a melhor empresa para realizar a manutenção preventiva em seus equipamentos

Verifique como é o atendimento ao cliente

O primeiro contato com toda a empresa é quase sempre pelo setor comercial. Seja esse atendimento realizado via redes sociais, pessoalmente ou por telefone, o atendimento ao cliente é um critério fundamental.

Nesta etapa, é possível conhecer os valores da empresa e preparar-se para a forma como você será tratado ao longo da prestação de serviços. Uma empresa bem gerenciada, de modo geral, terá bom atendimento ao cliente em todas as etapas.

Em outras palavras, bons vendedores não apenas conhecem bem seus produtos como também se dispõem a responder todas as dúvidas dos clientes com presteza e honestidade.

Veja como é a disponibilidade na região onde se encontra a sua empresa

Além do atendimento ao cliente, a disponibilidade da empresa em prestar o serviço de manutenção preventiva em sua região é o primeiro fator a ser considerado. Isso porque, por mais que a empresa seja boa, se ela não for logisticamente hábil o suficiente para prestar o serviço, ela não será adequada para seu caso.

No Brasil, a logística de deslocamento é um fator a ser sempre considerado no processo de contratação de prestadores de serviços. A imprevisibilidade frequente da situação das estradas, atrasos e os preços dos combustíveis podem, também, encarecer ou inviabilizar a contratação de uma empresa.

A proximidade da sede da companhia de manutenção com a localidade onde estão as máquinas é chave para trazer maior segurança para o serviço.

Peça para conhecer a equipe

Antes de contratar uma empresa de manutenção preventiva, é bom saber quem você irá contratar. A criação e a realização de um plano de manutenção preventiva requer uma qualificada.

Existe muita informalidade no setor de manutenção de equipamentos no Brasil (quem nunca usou os serviços do famoso “mecânico da esquina”, não é mesmo?). Por isso, apesar de muita ênfase às vezes ser dada à experiência, esse tempo de serviço não necessariamente indica maior qualidade ou expertise no assunto.

Ainda que a experiência seja sim importante e um diferencial, a empresa deve estar a par das novidades tecnológicas disponíveis hoje em dia.

Veja como é o uso de tecnologias na empresa que você pretende contratar

Com a evolução da Indústria 4.0 e a popularização de tecnologias como Big Data, Internet of Things (IoT), entre outros, a qualificação vem ganhando cada vez mais importância.

Assim, é quase impossível encontrar empresas que realizam manutenção preventiva e não façam uso de algum tipo de tecnologia para a gestão do serviço. Em geral, o uso de tecnologias está vinculado aos valores da empresa, bem como à qualificação dos técnicos que irão prestar o serviço.

Pergunte como é feito o compartilhamento dos dados levantados

No mínimo, a empresa que irá prestar o serviço de manutenção preventiva deve usar algum sistema de gestão, que frequentemente é parte do produto vendido aos clientes. Isto é, o cliente ganha acesso à plataforma online de gestão de manutenção preventiva.

Além disso, as empresas são obrigadas pelas normas a elaborarem relatórios escritos com a avaliação dos equipamentos antes e depois das ações de manutenção. Devem ser incluídas no relatório, também, informações quanto à substituição de peças, detalhamento de atividades realizadas, custos envolvidos, equipe de trabalho, horas trabalhadas, etc.

Esse tipo de disponibilidade de informações é crucial, pois, na verdade, o que sua empresa precisa saber é como está o “estado de saúde” de suas máquinas.

Como encontrar a melhor empresa para fazer a manutenção preventiva?

Veja se a empresa atende às normas

No âmbito da manutenção, há várias normas que precisam ser cumpridas. Para a manutenção preventiva, a principal delas é a NR 12, porém não a única. Pergunte como é o cumprimento das normas na empresa e se ela tem alguma certificação de qualidade.

É que, para obterem a certificação de qualidade, a empresa teve que se submeter a processos de auditoria de cumprimento de normas e padrões nacionais e internacionais.

Verifique a organização e o compliance

Além das normas, a gestão da informação é essencial para uma boa prestação de serviços. Em especial no caso da manutenção preventiva, a organização dos bancos de dados e documentações referentes às diferentes rotinas de trabalho indica a confiabilidade e assegura a rastreabilidade do serviço prestado.

Também, no caso de problemas, é possível verificar no histórico dos equipamentos se há informações que possam ajudar na solução rápida da situação.

De modo semelhante, verifique junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia se a empresa é registrada para prestar esse serviço. Isso porque a manutenção é um serviço de engenharia. Portanto, deve vir acompanhado sempre da Anotação de Responsabilidade Técnica correspondente.

Procure depoimentos sobre a rapidez na prestação de serviço

Uma das melhores estratégias de marketing continua sendo o famoso “boca a boca”. Portanto, pergunte para quem já usou os serviços da empresa como foi a experiência. Alguns sites na internet também oferecem dicas e espaços para os clientes compartilharem seus depoimentos.

A internet pode ser uma fonte interessante, inclusive, de informações quanto ao portfólio da empresa.

Conheça o portfólio da empresa

Nem todas as empresas realizaram a etapa de transição digital. Ou seja, grande parte das informações sobre uma companhia ainda não estão disponíveis prontamente online. Com isso, é possível que você tenha que solicitar o portfólio da empresa em alguma via física.

É comum que as empresas criem documentos com os seus cases de sucesso, relatando como foi realizado o serviço e como funcionam os tipos de contrato. Neste caso, uma dica é procurar as empresas dos cases e conversar com elas sobre a experiência com a companhia de manutenção preventiva que você está considerando.

Peça indicações de outros clientes que façam parte da sua networking

Se você não sabe por onde começar a pesquisa sobre qual a melhor empresa para prestar o serviço de manutenção preventiva em seus equipamentos, uma saída é perguntar para seus parceiros de negócios.

Além das empresas que já foram clientes da companhia que você pretende contratar, considere perguntar para sua networking se eles têm alguma companhia para indicar a você.

Pergunte sobre como são feitos os contratos e as garantias

Um ponto essencial em toda a prestação de serviços de manutenção é a garantia. Frequentemente, essas garantias estarão discriminadas nos contratos firmados. Se não estiverem, pode ser uma boa ideia solicitar que sejam incluídos.

Isso traz não apenas mais segurança para sua empresa como também aumenta a credibilidade da firma que presta o serviço para você. Empresas comprometidas são muito mais confiáveis, pois estão empenhadas em prestar um bom serviço com ética e integridade.

Portanto, a manutenção preventiva é uma atividade regular e planejada, com cronograma definido, de inspeção de máquinas críticas à produção. Ela pode ser realizada de acordo com o tempo ou por ciclos de uso. Para encontrar a melhor empresa para realizar esse serviço fundamental, verifique principalmente o atendimento ao cliente, disponibilidade de prestação de serviço e reputação no mercado.

E você? Conhece mais alguma dica para encontrar uma boa empresa de manutenção preventiva? Compartilhe conosco aqui nos comentários! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *