Conheça os modelos de guindaste Sany do Brasil

Conheça os modelos de guindaste Sany do Brasil

O guindaste é um dos equipamentos mais conhecidos de qualquer pessoa que trabalha na construção ou na indústria. Utilizado para movimentar cargas de forma horizontal e vertical, o guindaste é indispensável na maioria das grandes obras realizadas.

Se você também utiliza o guindaste frequentemente nos seus projetos, é bom conhecer um pouco mais sobre o equipamento, os tipos de guindaste encontrados no mercado, as aplicações e os cuidados com ele.

Além disso, é bom conhecer marcas de confiança que não vão te deixar na mão. Ficou interessado? Acompanhe o texto, conheça mais sobre essas máquinas e veja quais são os modelos de guindaste Sany disponíveis no Brasil.

Guia básico sobre os guindastes

De um modo geral, guindastes são máquinas feitas para movimentar e erguer cargas e materiais pesados. Popularmente, também são conhecidos como grua ou pórticos.

Os primeiros modelos de guindaste foram inventados ainda na Idade Antiga, aperfeiçoados na Idade Média e melhorados consideravelmente no último século, com o desenvolvimento tecnológico. Entenda mais sobre essas máquinas!

Princípio de funcionamento

Os guindastes usam sistemas de roldanas e cabos acoplados a um motor elétrico ou a diesel. Outras partes incluem motoredutores, válvulas de controle, gruas, colunas, lanças e pontes rolantes. Através desses sistemas, se torna possível a movimentação de cargas pesadas em sentido vertical e horizontal. 

Além dos elementos utilizados para o movimento em si, uma parte fundamental do guindaste é a sua base, que serve para ancorar todo o sistema. Caso as especificações do guindaste não sejam respeitadas, corre-se o risco de que ele tombe com o peso da carga.

Ao contrário, por meio de um projeto adequado da máquina, do uso correto do guindaste e dos demais equipamentos, garante-se que a carga possa ser içada com segurança.

O Plano de Rigging

Falando em segurança, é importante destacar um conceito muito usado quando se fala em içamento de cargas. O chamado Plano de Rigging é um detalhamento de todas as especificações técnicas das cargas e dos equipamentos necessários para realizar a operação com segurança.

Levando em conta a resistência do terreno onde o guindaste será apoiado, a carga e os ângulos a serem utilizados, define-se o tipo de guindaste e de ancoramento necessários e as condições mais seguras para a operação. As exigências quanto ao plano de Rigging estão detalhadas na norma regulamentadora NR12 do Ministério do Trabalho.   

Aplicações dos guindastes

A movimentação de cargas faz parte das atividades de indústrias diversas, desde a construção até a extração de petróleo. Não por acaso, os guindastes estão entre os equipamentos mais conhecidos e requisitados do mercado. Algumas áreas de aplicação dessas máquinas incluem:

  • movimentação de materiais de construção em obras de todos os portes;
  • carga e descarga de navios, trens e caminhões;
  • transporte de produtos, máquinas e matérias-primas em indústrias mecânicas;
  • auxílio em atividades diversas no setor de mineração e de extração de petróleo e gás;
  • instalação de vigas e outros elementos estruturais, especialmente em obras de grande porte como pontes e viadutos.

Manutenção

Os guindastes são máquinas de alto valor agregado e de extrema importância nas obras. Qualquer parada deles pode levar a grandes perdas e atrasos. Além do mais, eles são máquinas que demandam rigorosos padrões de segurança. Por tudo isso, fica claro que a manutenção dos guindastes é um assunto sério.

Em resumo, quem possui guindastes deve se atentar para a inspeção de rotina e as manutenções preventivas, preditivas e, em último caso, corretivas. Além do mais, a revisão periódica deve ser feita conforme indicações do fabricante.

Para quem aluga esse tipo de máquina, a manutenção geralmente fica por conta do fornecedor. No entanto, pelo menos as inspeções de rotina para verificar calibração de pneus, lubrificação, limpeza e o bom estado geral das peças, pode e deve ser feito pela sua equipe.

Além disso, alguns modelos já fazem coleta de dados e monitoramento eletrônico que permitem ao operador detectar potenciais problemas na máquina. Se esse for o caso do seu guindaste, utilize a tecnologia a seu favor e fique de olho nos dados informados.

Tipos de guindaste

Dependendo da classificação de cada fornecedor, de como o guindaste é montado e de como ele trabalha, você verá diversos nomes para os mais variados tipos de guindaste. Confira a seguir as principais nomenclaturas.

Guindaste giratório

Um guindaste giratório, como o nome sugere, é capaz de se mover em torno de um eixo. Se ele for um guindaste giratório de coluna, é capaz de movimentar em até 360°. Já o guindaste giratório de parede tem seu movimento limitado a 180°C.

O guindaste giratório pode, ainda, ser montado sobre um caminhão, garantindo ainda mais mobilidade e flexibilidade. Além do movimento giratório, esse tipo de guindaste tem o braço da grua móvel. Sendo assim, ele é uma importante ferramenta para a movimentação de cargas entre as diversas áreas de um canteiro de obras.

Guindaste flutuante

O guindaste flutuante é montado sobre uma espécie de embarcação e é utilizado para movimentação de cargas em ambiente offshore, isto é, na água. Eles podem ser simplesmente montados sobre uma embarcação ou um item mais complexo, projetado para operações especiais.

Os guindastes flutuantes podem ser usados em portos, estaleiros e em operações fora da costa, por exemplo, durante a perfuração de poços de petróleo.

Guindaste pórtico

Esse tipo de guindaste é suportado por um pórtico, isto é, uma viga transversal suportada por duas colunas em suas extremidades. O guindaste pórtico pode operar de forma fixa, preso ao chão ou, o que é ainda mais comum, com as colunas apoiadas sobre trilhos.

Assim, o guindaste pórtico corre sobre os trilhos e pode se deslocar horizontalmente. Disponíveis em diversos tamanhos, esses guindastes podem ser usados para cargas muito pesadas. Eles são bastante utilizados em ambientes industriais e para movimentação de contêineres em estaleiros.

Guindastes móveis

Guindastes móveis é o nome geral dado a tipos básicos de guindaste que consistem em uma treliça de aço ou de uma lança telescópica que é montada sobre uma plataforma móvel. Como a base está apoiada sobre rodas, sobre trilhos ou até sobre um caminhão, o guindaste pode ser movimentado conforme a necessidade.

Guindaste telescópico

O guindaste telescópico possui uma lança que é composta por vários cilindros ou tubos montados um dentro do outro. Dependendo da necessidade, os cilindros são estendidos ou recolhidos, de forma que a altura pode ser ajustada durante o transporte.

A movimentação dos cilindros é feita por mecanismos hidráulicos, o que garante robustez ao sistema. Os guindastes telescópicos ainda podem ser acoplados a outras máquinas, como caminhões, de forma que a mobilidade seja melhorada.

Guindaste para caminhão

Guindaste para caminhão

O guindaste para caminhão é um tipo de guindaste móvel e, na verdade, pode englobar várias outras classificações. Esse tipo de guindaste não é autopropelido, mas sim montado sobre um caminhão que tem motor independente. 

A grande vantagem desses modelos é que, por já estarem montados sobre o caminhão, eles podem ser transportados com facilidade, inclusive para distâncias maiores e em estradas comuns.

Uma vez que o caminhão guindaste chega ao local onde ele será empregado, são utilizados estabilizadores e contrapesos para imobilizar e nivelar o conjunto durante o içamento de carga.

Guindaste rough terrain

Guindaste rough terrain

O Rough Terrain, que em inglês significa terreno acidentado, é utilizado para áreas onde o solo é desnivelado, isto é, em aplicações off-road. Esse guindaste móvel de autopropulsão é basicamente um guindaste montado sobre um chassi equipado com rodas adequadas para superfícies irregulares.

Um único motor é utilizado tanto para acionar o guindaste, quanto para mover as rodas. Diferentemente do guindaste montado sobre caminhão, o rough terrain não é adequado para rodar em estradas comuns e precisa ser transportado por outra máquina. 

Guindaste sobre esteira

Guindaste sobre esteira

Mais um modelo de guindaste móvel autopropelido, o equipamento sobre esteiras garante estabilidade e mobilidade dentro do canteiro. Como as esteiras já proporcionam estabilização, não são necessários estabilizadores adicionais, como é o caso de outros guindastes móveis.

Como desvantagem, os guindastes sobre esteira costumam ser grandes demais para serem transportados por caminhões comuns, o que obviamente torna a logística mais cara.

Guindaste torre

O guindaste torre é usado principalmente na construção de edifícios altos e sem ele, provavelmente, não seria possível construir os famosos arranha-céus.

Ele consiste em uma fundação, que é uma base de concreto fixa no solo, a torre, que é chamada de mastro, uma unidade de rotação e uma lança. Há, ainda, uma cabine de controle que se movimenta no sentido vertical ao longo da torre.

No guindaste torre, a lança é bastante longa e precisa ser balanceada usando contrapesos. Esse braço de trabalho é movimentado por meio de engrenagens e um motor.

Guindaste de nivelamento

Em alguns içamentos complexos, é necessário manter a carga no mesmo nível em relação ao solo para que ela seja movimentada com a menor perturbação possível. Nesses casos, um guindaste de nivelamento pode ser utilizado.

Nesse modelo, o gancho onde a carga está suspensa é mantido no mesmo nível e o braço do guindaste faz os movimentos necessários para que a altura da carga não se altere durante o transporte.

Os modelos de guindaste Sany no Brasil

A Sany é uma marca mundial com presença em mais de 150 países e com mais 8.000 fornecedores no mundo todo. Quem pensa em máquinas de construção e mineração com o melhor custo-benefício do mercado, pensa em Sany.

Feita de componentes vindos de fornecedores que você já conhece e confia, como Kawasaki,  Cummins e Rexroth, o maquinário Sany é capaz de entregar mais por menos. Todas as máquinas da Sany seguem um rigoroso padrão de qualidade e a marca tem a meta de ser a primeira no ramo de máquinas pesadas do TOP 500 mundial. 

Se você quer ter um guindaste forte, confiável, durável e que realmente cumpre o que promete sem falhas, precisa conhecer os modelos de guindaste Sany do Brasil. Eles podem ser de três tipos:

  • Caminhão guindaste;
  • Guindaste Rough Terrain;
  • Guindaste sobre esteiras.

O caminhão guindaste STC 800, por exemplo, tem capacidade de 80 t, altura máxima de 47 m e motor com potência de 275 kW e 1550 Nm de torque. Com dispositivos de segurança e uma carroceria robusta, o STC800 garante um trabalho seguro para o operador e uma máquina durável para o dono.

Já o guindaste Rough Terrain SRC 350 tem capacidade de 35 t e motor de 119 kW com torque nominal de 731 Nm. As rodas 4×4 e o sistema de chassi de alto desempenho se encarregam de garantir adaptabilidade total e excelente capacidade de deslocamento.

Além do STC 800 e do SRC 350, há toda uma gama de produtos. Entre os modelos de guindaste Sany do Brasil, você encontra máquinas com capacidades entre 30 e 220 toneladas e com comprimento de lança que chega a 70 metros. Para obras grandes e pequenas, em todos os tipos de terreno, há sempre um modelo adequado.

Além dos guindastes, também estão disponíveis no Brasil outras máquinas como escavadeiras, motoniveladoras, perfuratrizes, rolos compactadores, caminhões fora de estrada, pá carregadeiras e perfuratrizes, entre outras.Se você quiser conhecer mais sobre outros modelos de guindaste e máquinas da Sany do Brasil, não perca tempo: entre em contato e peça um orçamento agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *