Conheça os modelos de motoniveladora Sany do Brasil

Conheça os modelos de motoniveladora Sany do Brasil

Motoniveladora ou patrola é um veículo de grande porte que exibe uma lâmina ajustável usada, principalmente, para nivelar terrenos, limpar grandes áreas ou escavar superfícies diversas. Além disso, o veículo é empregado na pavimentação de estradas e em projetos de terraplenagem de terrenos destinados à construção civil. 

A máquina também é comumente empregada na agroindústria onde é usada para manter as estradas rurais em boas condições e ajudar na limpeza das áreas de plantio. 

O equipamento é operado por meio de um joystick que controla o ângulo de direção. Alguns modelos, no entanto, possuem um chassi articulado entre os eixos dianteiro e traseiro, o que torna a movimentação mais ágil. 

Os modelos de motoniveladoras Sany do Brasil são o STG190C-8, o SAG200 e o SAG120-5 que se destacam, principalmente, pela baixa emissão de gases nocivos ao meio ambiente e pela tecnologia de frenagem aprimorada, que garante a segurança dos operadores. 

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos apresentar os diferentes modelos de motoniveladora Sany do Brasil e explicar quais as vantagens de investir nesse equipamento. Vamos lá? Acompanhe!

O que é uma motoniveladora?

Elemento essencial de todo canteiro de obra, a motoniveladora é um equipamento autopropelido que exibe uma grande lâmina ajustável.

A maioria do modelos conta com seis rodas, sendo duas dianteiras e quatro traseiras, o que garante uma grande potência de tração. A cabine e o motor são localizados acima dos eixos traseiros. Já a lâmina se posiciona na parte frente do veículo, logo atrás do eixo dianteiro.

Esse equipamento de grande porte é ideal para nivelar grandes porções de terra e realizar tarefas especializadas como a escavação de áreas destinadas à agricultura ou a terraplanagem de terrenos localizados em áreas de mineração. A máquina também pode ser usada na contenção de terrenos ou na reabilitação de áreas abandonadas. 

Além disso, o veículo pode ser empregado na escavação de taludes, estruturas fundamentais de projetos de contenção e de construção de estradas. O equipamento também pode ser empregado na recuperação de áreas degradadas e na manutenção de estradas em áreas rurais ou de florestas.

Alguns modelos podem receber implementos como compactadores, escarificadores, rippers e lâminas, o que permite que o equipamento desempenhe diversas funções. 

Qual é a classificação das motoniveladoras?

As motoniveladoras podem ser subdivididas em duas categorias de acordo com a estrutura do chassi: rígidas ou articuladas. Equipamentos de chassi articulado têm menor raio de movimentação por isso são capazes de realizar manobras mais precisas e operar em áreas de espaço reduzido. 

Os veículos de chassi rígido possuem apenas um eixo, o que torna difícil operá-los em áreas muito pequenas ou em encostas muito íngremes. 

Já a capacidade de terraplanagem do equipamento depende da potência do motor, que exibe valores entre 93 e 373 kW, e do tamanho da lâmina, que pode variar de 2,5 a 7,3 metros de largura.

Qual a diferença entre uma motoniveladora e uma escavadeira?

Alguns empreendedores podem ter dúvidas se devem adquirir uma motoniveladora ou uma escavadeira. De fato, embora esses equipamentos tenham funções semelhantes, os dois diferem em alguns pontos. O primeiro deles é a precisão.

Assim como a motoniveladora, uma escavadeira possui uma lâmina potente que pode ser usada para deslocar grandes volumes de terra, de neve ou de detritos. No entanto, o veículo não imprime ao trabalho grande precisão já que apresenta uma ferramenta mais grosseira. 

Isso quer dizer que uma escavadeira pode ser usada, por exemplo, para mover resíduos florestais, material em decomposição, restos de uma plantação e ainda para deslocar porções de terra usadas preencher as lacunas ou as imperfeições de um terreno.

Esse veículo de grande porte conta com o ripper, uma espécie de garra, capaz de quebrar e mover materiais de um local para o outro em um projeto de construção ou reforma. Isso torna o equipamento ideal para operar em terrenos acidentados, seja na indústria pesada ou em um canteiro de obras. 

Já a motoniveladora, como explicado acima, é uma máquina capaz de criar superfícies totalmente planas ou ainda planos graduadas, semelhantes a degraus. 

Apesar de poder ser usado para deslocar um grande volume de material sólido, o equipamento é mais indicado para a construção de rodovias, vias de acesso e de estradas em áreas de mineração.

As motoniveladoras, portanto, devem ser usadas para finalizar um trabalho de terraplanagem que foi iniciado pelas escavadeiras, conferindo ao projeto uma estrutura perfeita. É preciso observar ainda que o equipamento não deve ser usado para deslocar grandes volumes de terra, uma vez que possui uma lâmina mais sensível e de manutenção mais delicada.

Quais as vantagens de usar uma motoniveladora?

O uso desse equipamento de grande porte oferece muitas vantagens a um projeto de construção ou reforma, seja na indústria, seja na construção civil. Entre esses benefícios podemos citar:

Precisão

A motoniveladora é uma máquina de grande porte capaz de realizar um trabalho de terraplanagem bastante preciso e muito mais eficiente do que o realizado por outras máquinas usadas na construção civil como escavadeiras e tratores.

Eficiência 

Ao utilizar o veículo a sua construtora garantirá que o trabalho de nivelação do solo ocorra de forma eficiente e rápida, o que contribui para a redução de custos e para diminuição do tempo previsto para a execução da obra.

Facilidade de manutenção

Esse equipamento de grande porte conta com grandes portas laterais, o que facilita o trabalho de manutenção. Além disso, os modelos de motoniveladora Sany exibem ponto de reabastecimento bem próximo ao solo e componentes elétricos centralizados, de fácil acesso.

Economia de combustível

Os diferentes modelos de motoniveladoras Sany do Brasil consomem 10% menos combustível que os equipamentos semelhantes produzidos por outras empresas de equipamentos pesados. 

De fato, o veículo conta com um poderoso computador de bordo que desacelera o motor quando esse passa algum tempo sem se movimentar, o que contribui significativamente para reduzir o consumo de diesel. 

Quais são os modelos de motoniveladora Sany do Brasil?

Os diferentes modelos de motoniveladora Sany do Brasil exibem design exclusivo e layout otimizado para facilitar o dia a dia das operações do canteiro de obras. O equipamento permite ainda o gerenciamento digitalizado da produção que combina novas tecnologias com um controle de qualidade extremamente rigoroso.

Tudo isso faz com que os produtos rodoviários da Sany do Brasil sejam perfeitos – capazes de se destacar nos ambientes mais exigentes e complexos. 

Os modelos de motoniveladora Sany do Brasil são a Motoniveladora Sany SAG120-5, a Motoniveladora Sany SAG200 e a  Motoniveladora STG190C-8. As principais características desses equipamentos serão descritas a seguir: 

Motoniveladora Sany SAG120-5

Motoniveladora Sany SAG120-5

A motoniveladora Sany SAG120-5 é um equipamento muito robusto e potente. Conta com acionamento hidráulico e mudança de velocidade variável, o que permite uma operação simplificada. Destaca-se pela baixa emissão de gases poluentes e pela fácil manobrabilidade.

Transmissão potente

O equipamento da Sany do Brasil exibe tecnologia de frenagem aprimorada, que garante a segurança de toda a operação. O motor rotativo de grande torque e a caixa de engrenagem helicoidal fornecem potência máxima ao sistema de nivelamento.

A tecnologia mecânica NOSPIN permite um excelente desempenho antiderrapante e uma poderosa capacidade de trabalho.

A estrutura compacta, o raio mínimo de giro e a pequena distância do solo garantem a flexibilidade excepcional do equipamento. A motoniveladora Sany SAG120-5 combina ainda as vantagens da transmissão hidráulica com a mecânica.

Operações inteligentes

Esse equipamento poderoso exibe inúmeras operações inteligentes como mudança automática de marcha. Além disso, a velocidade e a marcha inicial podem ser ajustadas manualmente, o que torna a operação mais fácil.

A tecnologia de inversão inteligente permite que o motorista mude facilmente de direção mesmo em terrenos reduzidos.

Facilidade de manutenção

As portas maiores e mais largas facilitam a manutenção do equipamento. O ponto de reabastecimento traseiro e a localização centralizada dos componentes elétricos tornam a operação mais fácil e eficiente.

Câmbio Tiptronic 

O equipamento exibe controle automático de carga e câmbio Tiptronic, sistema confiável e durável que elimina a necessidade de troca frequente de marcha. A máquina conta ainda com desempenho antiderrapante e uma grande capacidade de trabalho.

Motoniveladora Sany SAG200

Motoniveladora Sany SAG200

Esse equipamento da Sany do Brasil conta com um sistema hidráulico com mudança de velocidade contínua. A motoniveladora Sany SAG200 apresenta operação simplificada e sistema de injeção de combustível de ponta, que garante a baixa emissão de gases tóxicos na atmosfera. 

Transmissão poderosa

O veículo possui um motor rotativo de grande torque e proteção contra sobrecarga, o que torna a potência da lâmina mais poderosa.

Segurança e conforto

A facilidade operacional do veículo é promovida pelo seu joystick de perfil ergonômico capaz de realizar diversas ações simultâneas. O freio triplo utilizado no equipamento proporciona mais segurança e confiabilidade durante toda a operação.

O mecanismo de oscilação do disco de rolamento funciona assim que acionado pelo trabalhador e não exige manutenção. A cabine do operador apresenta certificados ROPS e FOPS, que garantem que o operador estará seguro caso o veículo capote ou saia da estrada. 

Além disso, a cabine protege o operador em caso de queda de objetos ou detritos durante a operação. 

Controle inteligente

O veículo permite que a velocidade e marcha inicial sejam facilmente ajustadas pelo operador. Essa tecnologia de inversão inteligente é capaz de reduzir rapidamente o tempo de mudança de direção sempre que necessário no dia a dia da obra. 

A mudança automática de engrenagens presente nos modelos de motoniveladora Sany do Brasil é simples e fácil de operar.

Fácil manutenção

O veículo automotor permite fácil acesso ao motor e exibe dispositivos elétricos centralizados, o que facilita a verificação e a manutenção pela equipe técnica da empresa. Além disso, os filtros estão localizados na posição central, o que garante boa acessibilidade.

Motoniveladora Sany STG190C-8

Motoniveladora Sany STG190C-8

Esse equipamento robusto, geralmente, é usado em projetos de nivelamento de estradas e na remoção de neve de ruas, fazendas e aeroportos. Além disso, o veículo é capaz de revigorar espaços deteriorados, adequando-os para um projeto de construção. Seu uso também é comum na movimentação de restos de colheitas e em áreas de mineração.

A motoniveladora Sany STG190C-8 se destaca em projetos de melhoria de terras agrícolas e em trabalhos de irrigação.

Visor SYCD

A máquina é equipada com visor de cristal líquido de última geração que exibe todas as instruções necessárias para a operação, o que torna o controle do equipamento mais fácil e ágil. 

Facilidade de manutenção

Assim como os demais modelos de motoniveladoras, a Sany STG190C-8 conta com um amplo capô, o que torna o acesso e a manutenção mais fáceis.

Fácil acesso

O tanque de combustível desse veículo de grande porte está localizado na parte traseira, o que torna o abastecimento mais rápido e fácil.

O que levar em conta ao escolher uma motoniveladora?

Para escolher um dos modelos de motoniveladora é preciso observar o tipo de solo e o declive do terreno onde o veículo irá operar. Também é preciso alinhar os objetivos do projeto com a capacidade operacional da máquina. 

Além disso, é preciso observar as seguintes características:

Características das lâmina

Ao adquirir o equipamento é preciso avaliar a capacidade e o tamanho da lâmina. A motoniveladora é um equipamento de precisão, o que significa que não é capaz de suportar cargas muito altas, diferente das escavadeiras.

Mecanismo de controle

O mecanismo de controle de máquinas e equipamentos pesados deve ser pensado de modo a garantir que os operadores possam trabalhar de modo adequado. Por isso, é fundamental que o controle do veículo conte com joystick hidráulico e botões ou alavancas bem posicionados ergonomicamente, fáceis e simples de operar. 

Operações e funções

Também é preciso verificar se as funções que a máquina desempenhará estão de acordo com as especificações do projeto. O veículo é capaz de desagregar materiais compactos, remover grandes volumes de terra, compactar grandes porções de neve, nivelar terrenos para a construção de estradas e vias de acesso a mineradoras e construir valas e taludes.

Alguns modelos de motoniveladoras podem ainda contar com sistemas capazes de realizar tarefas específicas como a pesagem da carga deslocada e controles de terraplanagem. 

Como você pode ver, a motoniveladora Sany do Brasil é um equipamento autopropelido que exibe uma grande lâmina ajustável, capaz de remover volumes de terra ou de neve de forma rápida e simples. A sua precisão permite que seja utilizada em projetos de terraplanagem, na agroindústria, na construção de estradas e, até mesmo, em áreas de mineração. 

O equipamento é extremamente versátil e pode operar com diferentes implementos, tais como escarificadores, rippers e lâminas. 

Os modelos de motoniveladora Sany do Brasil contam com operação simplificada e mudança de velocidade facilmente ajustada. O motor Cummins possui preaquecimento automático e a injeção de combustível da alemã Bosch elimina a emissão de gases na atmosfera. 

O controle de carga autoadaptável e a tecnologia de ponta diminui a necessidade de troca de marchas frequentes e garantem a realização de um trabalho eficiente. 

As máquinas e equipamentos Sany exibem grande agilidade frente às concorrentes. Tal característica se deve ao seu sistema hidráulico de fluxo positivo, que garante que o mecanismo funcione de modo contínuo. Agora que você já sabe quais são os modelos de motoniveladoras Sany do Brasil que tal entrar em contato com a gente? Aqui você garante que todas as máquinas da sua empresa tenham acesso à manutenção de alta qualidade. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *