Rolo compactador Sany do Brasil conheça os benefícios

Rolo compactador Sany do Brasil conheça os benefícios

Você conhece os benefícios do rolo compactador Sany do Brasil

A compactação do solo para a construção de ruas e estradas é uma das fases mais importantes de um projeto de infraestrutura urbana. De fato, caso o subleito de uma rodovia não seja compactado corretamente todas as camadas posteriores da construção poderão ser comprometidas.

O rolo compactador, também conhecido como rolo compressor, tem a função de compactar o terreno de uma rodovia que será asfaltada. O processo tem o objetivo de preencher todos os vazios do solo, aumentando a sua resistência e a sua capacidade de suportar impactos.

Os modelos de compactadores mais conhecidos da Sany do Brasil são o Compactador de Cilindro Único SSR120, o Rolo Compactador Pneumático SRP200, o Rolo Compactador Pneumático SRP260 e o Rolo Compactador Duplo Tandem STR30, ideal para pequenos projetos de construção como a manutenção de pátios ou a construção de estacionamentos e vias de acesso a áreas urbanas ou rurais.

Ficou interessado no assunto? Nesse post vamos explicar qual é a função de um rolo compactador e apresentar os principais equipamentos da Sany do Brasil. Vamos lá? Boa leitura!

Quando usar um rolo compactador?

O rolo compactador é um equipamento que imprime ao solo uma força capaz de reduzir ao máximo o espaço existente entre as partículas que o compõe. Chamado de compactação, o processo permite que a superfície da estrada se torne mais uniforme e mais resistente ao desgaste ou aos impactos. 

Além disso, a compactação garante que a construção suporte grandes cargas. O rolo compactador deve ser usado na fase final da construção de estradas, ruas e rodovias e tem o objetivo de fixar os materiais previamente utilizados.

Junto ao rolo compressor, outros equipamentos de construção devem ser usados para garantir o bom traçado de uma estrada. Entre eles podemos citar:

Escavadeira

O uso da escavadeira garantirá a otimização do projeto ao criar aclives e declives que evitarão que o solo compactado seja escavado sem necessidade. Existem diferentes tipos de escavadeiras como a hidráulica e a retroescavadeira, equipamento capaz de escavar, carregar ou descarregar materiais diversos. 

Motoniveladora

A motoniveladora deve ser usada para limpar grandes áreas e nivelar superfícies antes da compactação, o que garantirá o adequado escoamento da água da chuva e o traçado ideal da construção.

As motoniveladoras podem ser divididas em dois tipos: máquinas com lâmina de corte e máquinas com lâmina de acabamento. O equipamento que exibe lâmina de corte é mais resistente e pode ser usado nos mais diversos tipos de solo. 

Rolo compactador: em qual sequência usar na construção de uma rodovia?

Em muitos projetos de pavimentação de rodovias os rolos estáticos de pneus são usados antes dos rolos de chapa lisa. Isso ocorre, simplesmente, porque muitos construtores acreditam que os equipamentos mais pesados devem ser usados antes dos mais leves.

No entanto, para garantir que a pavimentação da estrada permaneça como nova por muitos anos é preciso que os rolos compactadores sejam utilizados na sequência correta, o que garantirá a compactação ideal do solo.

A ordem de utilização dependerá da mistura asfáltica usada no projeto e das características de cada equipamento. Em geral, os veículos devem ser usados na seguinte sequência:

Rolo duplo liso vibratório

Também conhecido como chapa-chapa, o equipamento possui grande capacidade de vibração, o que aumenta a compactação do solo. Pode ser usado em, praticamente, todos os tipos de massa asfáltica.

No entanto, caso a superfície a ser compactada seja muito fina, o equipamento deve ser operado de modo estático. Também é importante observar que coberturas de areia asfáltica não absorvem a vibração do equipamento.

Rolo estático de pneus

Esse equipamento é usado para selar, desempenar e dar acabamento em estradas de misturas asfálticas contínuas. No entanto, o uso do rolo estático de pneus pode ser dispensado em projetos de pavimentação que utilizem misturas contínuas ou que precisem exibir certa rugosidade superficial.

O veículo tem um número par de pneus, o que garante que o peso seja distribuído igualmente entre os eixos e que a pressão exercida no solo seja de quase 100%.

Rolos combinados

Já os rolos combinados unem a compactação vibratória com a estática. Asseguram acabamento uniforme e o selamento da superfície, além de reduzirem os riscos de danos superficiais. Exibe cilindro vibratório no eixo dianteiro e pneus lisos no traseiro.

Além de ser usado na finalização de rodovias e estradas, o modelo pode ser utilizado em pequenos reparos, em projetos de ciclovias ou em estacionamentos localizados tanto em terrenos planos como em locais acidentados.

Quais são os diferentes tipos de rolos compactadores?

Os rolos compactadores podem ser classificados conforme o tipo de compactação que transmitem a um terreno. Os principais tipos são o liso, o pé de carneiro e o tandem:

Rolo liso

Também conhecido por Single-Drum ou rolo compactador de cilindro único vibratório, o rolo liso deve ser usado em projetos de terraplanagem ou na compactação de terrenos que serão posteriormente asfaltados. 

O veículo exibe um eixo excêntrico que vibra ao ser acionado, golpeando o solo repetidamente. O processo gera ondas de choque e vibrações capazes de eliminar atritos entre as partículas que compõem o solo. 

O cilindro desse veículo pode ser liso ou com pata. O modelo liso é indicado para compactar terrenos uniformes. Já o cilindro com patas é ideal para projetos localizados em terrenos argilosos ou muito densos. A operação do equipamento exige certos cuidados já que todas as estruturas localizadas próximas a construção estarão expostas a uma vibração intensa, o que inclui construções e veículos.

Rolo pé de carneiro

O nome do equipamento tem origem no Império Romano, época na qual os construtores moviam grandes rebanhos de cabras para frente e para trás para compactar o solo. 

As patas penetram no solo aumentando a área de contato e quebrando a resistência entre as partículas presentes no terreno. O sistema favorece ainda a evaporação da água da chuva, o que facilita a compactação. 

O rolo pé de carneiro não deve ser usado em terrenos muito úmidos e nem em locais muito secos. No último caso, será preciso umedecer o solo para que seja a compactação ocorra de forma correta. Se o local estiver muito úmido, o solo ficará saturado, impedindo a compactação. 

O rolo pé de carneiro apresenta tambores afunilados, ou seja, possui base maior que a face, o que permite que equipamento funcione como uma “esponja”, drenando o excesso de água do terreno. O veículo é capaz de atingir uma velocidade de 10 km/h.

Para obter a compactação máxima são necessários de 6 a 12 ciclos, ou seja, o equipamento precisa passar 20 vezes pelo mesmo trecho da estrada. 

Rolo tandem

O equipamento de construção possui um duplo cilindro vibratório capaz de compactar diferentes coberturas asfálticas. Não exibe pneus de tração como os demais modelos de compactadores, o que elimina marcas no asfalto. 

Rolo combinado

Como o nome indica, o veículo combina um cilindro vibratório com pneus de borracha, o que o torna ideal para reparos de rodovias e trabalhos de pequeno porte. Para garantir que os pneus cubram toda a área trabalhada o veículo deve ser utilizado lentamente e com cuidado. 

Rolo pneumático

O rolo pneumático conta com pneus posicionados entre o eixo dianteiro e o traseiro, o que garante uma boa largura de rolagem. É indicado na compactação de pontes, viadutos, ciclovias, pátios e estacionamentos em áreas de solos granulares. Também pode ser usado para selar superfícies.

É um equipamento estático, o que equivale a dizer que não gera ondas vibratórias como os rolos de cilindros vibratórios. A pressão gerada pelos pneus funcionam do topo para baixo, variando de acordo com a pressão e com o peso do equipamento. 

Tecnologia oscilatória

A tecnologia vibratória garante que o cilindro permaneça em contato permanente com o solo, o que fornece a um projeto um alto grau de compactação sem gerar ondas de choque. 

Tecnologia vibratória

Os veículos que apresentam rolos vibratórios eliminam os pontos vazios entre os fragmentos e aumentam a densidade do terreno. Podem ser lisos ou de patas. Ao escolher o modelo ideal para a construção de uma estrada é preciso considerar a umidade do solo e o tipo de partículas que o compõem.

Solos coesivos, por exemplo, exigem o uso de um tambor de patas. 

Quais são os tipos de rolos compactadores da Sany do Brasil?

O modelo de rolo compactador Sany do Brasil usado em um projeto deve ser escolhido de acordo com a função que o equipamento desempenhará. Escolher corretamente garantirá o bom resultado final da construção. Confira a seguir os modelos de rolos compactadores da Sany do Brasil:

Compactador de Cilindro Único SSR120

Compactador de Cilindro Único SSR120

Indicado para compactação de solos pouco argilosos ou arenosos, o Compactador de Cilindro Único SSR120 pode ser usado na fase de acabamento de uma estrada ou rodovia de asfalto.

O compactador de cilindro único da Sany do Brasil conta com sistema hidráulico do tipo roda d’água de alto desempenho que prolonga a vida útil do equipamento em até 5000 horas. O veículo conta ainda com tecnologia de lubrificação aprimorada, o que garante baixo custo de manutenção.

Grande capacidade de compactação

A força de compactação do equipamento é cerca de 10% maior do que a exibida por produtos da mesma categoria de outras empresas, o que proporciona um aumento de 16,7% na produção.

Segurança e design

O Compactador de Cilindro Único SSR120 possui para-choques arredondados, vidro traseiro amplo e capô inclinado, o que garante maior visibilidade e segurança durante a operação. Além disso, a cabine conta com um moderno sistema de amortecimento e controle de temperatura, o que facilita a realização de trabalhos em condições adversas.

Rolo Compactador Pneumático SRP200

Rolo Compactador Pneumático SRP200

Esse rolo compactador de patas ou de valetas é indicado para projetos que tenham solo argiloso ou arenoso. Além disso, pode ser usado para preparar o terreno para receber aterros sanitários, valetas e outros projetos hídricos. 

Esse veículo robusto pode ser usado antes ou depois da aplicação do concreto ou do asfalto.

Sistema de acionamento hidráulico completo

O sistema de acionamento hidráulico completo do equipamento permite partidas e frenagens bastantes suaves. O mecanismo é simples e fácil de operar.

Sistema automático de enchimento

O equipamento conta com sistema automático de enchimento de pneus, que garante a pressão adequada do ar mesmo quando algum dos pneus apresente algum ponto de vazamento. Essa pressão uniforme garante uma compactação de qualidade.

Excelente desempenho na compactação

O Rolo Compactador Pneumático SRP200 é ideal para projetos de recapeamento e pavimentação de estradas, condomínios, cidades, estacionamentos e áreas industriais. Agrega menor valor de investimento e baixo custo de manutenção.

Rolo Compactador Pneumático SRP260

Rolo Compactador Pneumático SRP260

Com peso operacional de 2600 kg, o rolo Compactador Pneumático SRP260 é muito popular em frotas de empreiteiros e de grandes empresas da construção civil.

O equipamento é indicado para compactar diversos materiais como brita, areia ou asfalto, selando a superfície para impedir que a água da chuva penetre na sua estrutura e comprometa a durabilidade da construção.

Tecnologia de pulverização de óleo

O sistema de pulverização de óleo garante que o asfalto não grude no equipamento, gerando maior economia e grande estabilidade durante a operação.

Sistema de acionamento hidráulico

A tecnologia de acionamento hidráulico permite que o equipamento opere com grande estabilidade. Fácil de operar, exige menos trabalho durante o manuseio.

Sistema de freio hidráulico

O freio hidráulico em todas as rodas garante a frenagem confiável, mesmo em condições extremas como o desligamento do motor devido a falhas mecânicas ou elétricas. A distância da frenagem, até 50% menor que a da concorrência, garante a segurança da operação.

Excelente desempenho de compactação

Atende a todas as demandas de compactação exigidas na construção de estradas asfaltada ou cimentadas.

Rolo Compactador Duplo Tandem STR30

Rolo Compactador Duplo Tandem STR30

O Mini Rolo Compactador Tandem STR30 é um veículo ideal para operações realizadas em locais de espaço reduzido ou para projetos de compactação de asfalto ou cimento. O equipamento também se destaca na manutenção de ruas, rodovias, pátios e vias de acesso a áreas rurais.

Visão ampla

Os controles desse veículo podem se mover cerca de 70º para a direita ou para a esquerda, permitindo que o operador tenha uma visão ampla de todo o entorno. A alavanca e o controle de velocidade estão integrados ao joystick, o que garante o maior controle da operação.

Sistema de borrifo confiável

O equipamento conta com tanques revestidos de plástico com capacidade de carregamento de 160 litros de água. A solução garante que o asfalto não grude nos tambores e facilita o resfriamento do asfalto.

Segurança e conforto

A cabine é equipada com um potente sistema de amortecimento. Os freios são projetados para garantir maior segurança e conforto durante a operação.

Grande potência

O Rolo Compactador Duplo Tandem STR30 tem grande potência e pode operar em terrenos íngremes ou em áreas complexas como rampas e viadutos. 

Tecnologia de vibração suave

A uniformidade e a suavidade do tambor conferem suavidade na realização das mais diversas funções desempenhadas pelo equipamento. 

Potência eficiente e confiável

O veículo é capaz de operar em superfícies acidentadas e em declives. Apresenta sistema de filtro em três estágios. A tampa do motor se abre facilmente, garantindo o fácil acesso e tornando a manutenção mais fácil e rápida.Agora que você já conhece os benefícios do rolo compactador entre em contato com a Sany do Brasil e saiba mais sobre produtos e serviços!

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