Máquinas de construção: quais são as essenciais para uma obra bem planejada?

Máquinas de construção: quais são as essenciais para uma obra bem planejada?

Como você sabe, diferentes máquinas de construção devem ser utilizadas durante a execução de um projeto. A seleção desses equipamentos dependerá do tamanho, da complexidade e do prazo no qual a obra deverá ser concluída. 

Entre as máquinas de construção essenciais para uma obra bem planejada podemos citar a pá carregadeira, a retroescavadeira, o caminhão munck e a escavadeira, equipamento amplamente utilizado na indústria da construção e capaz de demolir grandes estruturas, dragar rios e, até mesmo, de remover árvores. A motoniveladora, equipamento utilizado para nivelar e desbastar terrenos, também merece destaque. 

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos mostrar quais máquinas de construção não podem faltar em uma obra bem planejada e como esses equipamentos operam. Vamos lá? Acompanhe!

11 Máquinas de construção que não podem faltar na sua obra

11 Máquinas de construção que não podem faltar na sua obra

1. Caminhão

O caminhão é um veículo que opera em diversas áreas como a construção civil, a agricultura e a indústria mineradora. Tem como principal função o transporte de cargas como materiais de construção, produtos diversos e animais.

É possível encontrar caminhões de diferentes modelos, tamanhos e potências. Todos possuem uma estrutura bastante forte e robusta. Para escolher o veículo ideal para uma obra é preciso observar a quantidade de material e o tipo de carga que será transportada. 

Entre os tipos mais comuns de caminhões, podemos citar o caminhão caçamba, o munck e o caminhão-pipa:

Caminhão caçamba

O caminhão caçamba é uma das máquinas de construção mais conhecidas. É ideal para transportar entulho, areia, brita, terra, pedra e qualquer outro material de um ponto ao outro do canteiro de obras.

Caminhão munck

O caminhão munck se destaca por ser capaz de movimentar cargas extremamente pesadas como manilhas de concreto, blocos, andaimes e diversas outras estruturas com o auxílio de um braço hidráulico.

Caminhão-pipa

Em um projeto de construção o caminhão-pipa é usado para umedecer o solo que será compactado. Além disso, esse veículo é usado para encher tambores e lavar peças ou estruturas que serão concretadas ou receberão acabamento. 

2. Escavadeira

A escavadeira é uma máquina de grande porte usada para escavar e mover objetos. O veículo também é capaz de escavar trincheiras de 1,5 metros de profundidade e de 3 metros de extensão de forma rápida e eficiente.

Como exemplo, podemos citar a escavadeira SY55C que conta com um motor potente, o que a torna ideal para projetos de infraestrutura agrícola ou urbana e em áreas complexas, como mineradoras e campos de pedra.

É equipada com motor ecológico que queima 8% menos combustível do que os produtos similares do mercado, exibindo a mesma eficiência. Possui uma cabine espaçosa e conta com tecnologia de redução de ruído, que permite que o operador trabalhe com mais conforto e segurança.

4. Mini carregadeira

A mini carregadeira é uma versão compacta da pá carregadeira e exibe uma pá na parte da frente. Pode ser usada em inúmeros projetos da construção civil seja em áreas urbanas ou em áreas agrícolas. Também pode ser empregada em projetos paisagísticos.

Entre as máquinas de construção, a mini carregadeira é ideal para remover entulho e movimentar materiais diversos como terra, pedras, tijolos, telhas e toras de madeira. Além disso, o veículo é capaz de desagregar o terreno e nivelar o solo.

O tamanho reduzido da mini carregadeira facilita a realização de manobras, o que a torna ideal para projetos realizados em espaços mais reduzidos como florestas e construções urbanas.

5. Miniescavadeira

A miniescavadeira é uma máquina compacta que exibe uma esteira no lugar dos pneus. É capaz de escavar o solo em busca de rochas ou entulho. O seu tamanho reduzido a torna ideal para operações onde não haja muito espaço de manobra ou para trabalhos em terrenos acidentados, lugares os quais as máquinas maiores dificilmente alcançam.

Como exemplo, podemos citar a miniescavadeira Sany SY26U projetada para operar em espaços bastante reduzidos. O equipamento permite que os operadores desfrutem de grande conforto, pois conta com uma cabine de pilotagem fechada e climatizada.

O seu design compacto permite o fácil acesso aos pontos de manutenção.

6. Motoniveladora

A motoniveladora é utilizada para nivelar e desbastar terrenos para a construção de estradas e vias de acesso à áreas rurais. Além disso, o equipamento se destaca entre as máquinas de construção usadas para criar patamares ou para remover a neve ou sujeira das estradas.

Exibe seis rodas, sendo quatro na parte traseira e duas na parte da frente, o que proporciona grande precisão e potência ao equipamento.

Conta com uma lâmina, que pode ser ajustada em diferentes ângulos para criar uma superfície plana. Alguns modelos de motoniveladoras podem ser equipados com uma segunda lâmina na frente do eixo dianteiro, o que permite que o equipamento seja usado em áreas de mineração. 

Também são capazes de criar superfícies inclinadas ou valas de drenagem em áreas agrícolas. 

3. Pá Carregadeira

Entre as máquinas de construção, a pá carregadeira se destaca em operações de carregamento ou deslocamento de materiais como minério, pedras e entulho. Além disso, o veículo pode ser usado em trabalhos de escavação e de terraplanagem.

Como exemplo, podemos citar a pá carregadeira SYL956H5 que conta com um potente sistema hidráulico sensível à carga de alta pressão. O veículo é equipado com motor Cummins QSL8.9, capaz de reduzir o consumo de combustível em até 10%.

Além disso, a pá carregadeira SYL956H5 apresenta estrutura reforçada, o que a torna capaz de operar em áreas de mineração em pedreiras. Tem uma vida útil superior a 10 mil horas. 

Ela está entre as máquinas de construção que conta com uma cabine espaçosa e confortável que permite que o operador tenha uma ampla visão de todo o canteiro de obra.

7. Plataforma aérea

É muito semelhante a um andaime e permite o deslocamento de pessoas ou materiais de um ponto ao outro do canteiro de obras. O deslocamento pode ser horizontal ou vertical, o que aumenta a produtividade da construção e oferece maior segurança aos trabalhadores.

8. Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das máquinas de construção que se tornou popular no final da década de 50. Se assemelha a um trator que possui uma caçamba na parte da frente e outra na parte traseira, o que torna a retroescavadeira uma máquina “2 em 1”.

A pá localizada na parte dianteira é capaz de transportar materiais diversos de um lado a outro do canteiro de obra, nivelar terrenos, quebrar asfaltos, carregar caminhões, alimentar equipamentos de construção e retirar entulhos.

Já a caçamba traseira é usada para demolir paredes, colunas e outras estruturas. Além disso, é capaz de escavar valas destinadas a acomodar canos de água, esgoto ou gás.

9. Rolo compactador

Como você sabe, a compactação do solo é uma das etapas mais importantes da construção de uma rodovia. O rolo compactador, também conhecido como rolo compressor, é uma das máquinas de construção utilizadas para comprimir o solo que acabou de ser asfaltado. 

Existem dois tipos de rolo compactador: o liso e o pé de carneiro. O primeiro é ideal para solos arenosos ou granulares. Já o rolo de patas deve ser usado na compactação de solos argilosos.

Como exemplo, podemos citar o Compactador de Cilindro Único SSR120, que exibe baixo custo de manutenção. O sistema hidráulico do veículo foi projeto para garantir alto desempenho é dotado de 3 estágios de filtragem.

Além disso, o compactador está entre as máquinas de construção que exibe para-choques traseiros e dianteiros arredondados e capô inclinado, que permite maior visibilidade.

Já o rolo compactador SPR260 é ideal para projetos que exibem solos de areia ou cascalho e pode ser utilizada na construção ou no recapeamento de estradas. Exige pouca manutenção, o que o torna bastante popular em frotas de pavimentação e em obras de infraestrutura.

10. Trator de esteira

Como o nome sugere, para se locomover, esse trator usa esteiras e não pneus. É ideal para operações em solos pantanosos ou arenosos, devido a sua boa capacidade de aderir ao solo. Além disso, a máquina se destaca em projetos de infraestrutura urbana ou rural e na construção de rodovias.

4 Outros tipos de máquinas de construção

4 Outros tipos de máquinas de construção

Além das máquinas de construção citadas acima, alguns projetos necessitam de equipamentos especiais:

1. Britador

O britador é um dos tipos de máquinas de construção usados para triturar rochas e resíduos, que assim poderão ser reutilizados na construção. O equipamento também é muito utilizado na indústria da mineração.

Existem dois tipos de britadores: os que funcionam por compressão e os que operam por impacto. Modelos de mandíbula, de rolo e os giratórios são exemplos de britadores de compressão. Já os britadores de martelo se enquadram na segunda categoria.

2. Empilhadeira

Uma empilhadeira é um veículo capaz de transportar, movimentar e empilhar cargas de grande volume. É muito utilizada em empresas varejistas e no setor portuário.

Alguns modelos são movidos a gás liquefeito, outros operam com eletricidade. Também é possível encontrar modelos que usam diesel. Alguns modelos podem mover cargas de mais de 2000 kg e atingir uma velocidade de até 18 m/s.

Como exemplo, podemos citar a empilhadeira SCP160C capaz de transportar cargas de grande porte. Conta com acessórios especiais que permitem que a máquina carregue materiais como aço, pedra, concreto, veículos e madeira mais facilmente.

Além disso, a empilhadeira SCP160C conta com sistema à prova de fogo, que oferece maior segurança ao operador. A máquina conta ainda com um controlador inteligente, capaz de detectar as condições de trabalho em tempo real, o que garante uma operação mais segura e a prova de falhas.

Já a empilhadeira SCP460C é capaz de controlar, automaticamente, a posição da carga que será transportada, o que evita que os objetos caiam caso o veículo precise frear ou mudar de direção de forma abrupta.

3. Guindaste

O guindaste é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais ou ferramentas de grande porte. É composto por uma torre equipada com cabos e roldanas.

Como exemplo podemos citar o guindaste sobre esteiras SCC800A que tem capacidade de elevação de 80 toneladas e é capaz de fazer içamentos de alta precisão. Conta com motor ISUZU com potência de 212 kW, que proporciona maior eficiência para a operação.

A cabine de aço revestida é totalmente fechada com vidro temperado de alta resistência. O espaço é amplo e iluminado, o que proporciona uma visão de todo o entorno e é capaz de isolar o ruído de maneira bastante eficiente.

O assento exibe sistema suspensão ajustável, o que proporciona uma experiência de condução mais confortável para o operador. Ar-condicionado e aquecedor foram projetados de modo a garantir a temperatura perfeita para o operador.

4. Manipulador telescópico

Assim como o guindaste, o manipulador telescópico é utilizado para manipular cargas de grande porte na construção civil e no setor agrícola. Pode acessar locais de difícil locomoção como solos arenosos e terrenos íngremes.

A fim de otimizar o trabalho, um manipulador telescópico pode exibir diferentes acessórios, como garfo para pallets, suporte de garfo com inclinação lateral e ganchos para içamento.

5. Pavimentadora de concreto

É um equipamento autopropulsado que se movimenta por meio de esteiras de borracha maciças e se destina a pavimentação do solo. Apresenta uma série de opcionais configuráveis como régua de acabamento superficial e braço alisador, capazes de otimizar um projeto.

A importância da manutenção preventiva das máquinas da construção

A importância da manutenção preventiva das máquinas da construção

A manutenção preventiva busca identificar e corrigir falhas que façam com que um equipamento se quebre, pare de funcionar ou cause algum acidente no canteiro de obras.

É um trabalho técnico que segue um cronograma de inspeção pré-definido e pode ser montando de acordo com os ciclos de atividade ou com o tempo de uso das máquinas de construção, sendo esse período estipulado pelo fabricante.

Para encontrar a melhor empresa para realizar a manutenção dos equipamentos usados na sua obra verifique a disponibilidade de prestação do serviço e a reputação dessa organização no mercado. Além disso, observe como funciona o serviço de atendimento ao cliente.

Agora que você já conhece quais máquinas de construção são essenciais para o seu projeto de construção, que tal descobrir por que comprar equipamento da Sany do Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *