Máquinas de mineração de quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção?

Máquinas de mineração de quanto em quanto tempo devo fazer a manutenção?

Todas as máquinas de mineração acabam se desgastando com o passar do tempo, por isso, a manutenção preventiva é tão importante quando se deseja garantir o bom funcionamento de um equipamento.

As verificações de rotina e o feedback dos operadores permitem que uma empresa de mineração saiba por antecipação quando algum equipamento está operando com falhas. No entanto, o ideal é evitar que os problemas ocorram.

A manutenção de máquinas de mineração visa reparar um equipamento para que o seu funcionamento adequado seja restaurado.

A manutenção preventiva torna as máquinas de mineração mais produtivas e reduz os custos associados ao reparo desses equipamentos. Nesse tipo de manutenção, as peças e os componentes desgastados ou quebrados são substituídos antes que comecem a exibir falhas ou causem danos adicionais ao equipamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Nesse post vamos explicar melhor o que é a manutenção preventiva e dar algumas dicas sobre o assunto. Mas antes, vamos mostrar quais são as adversidades enfrentadas pelas empresas de mineração. Vamos lá? Acompanhe!

Adversidades com a manutenção das máquinas de mineração

Adversidades com a manutenção das máquinas de mineração

No setor da mineração, a manutenção preventiva garante o funcionamento ideal de máquinas e equipamentos que operam em condições severas de trabalho. 

As empresas de mineração enfrentam muitas dificuldades quando o assunto é manutenção, o que torna a gestão de máquinas e equipamentos um ponto vital quando se deseja garantir a continuidade das suas operações. Entre as principais dificuldades enfrentadas pelo setor, podemos citar:

Condições adversas

As máquinas de mineração trabalham sob condições severas e em áreas de difícil acesso. Além disso, esses equipamentos costumam operar em ambientes bastante inóspitos.

Para garantir a continuidade do trabalho a manutenção das máquinas de mineração deve contar com mão de obra especializada e garantir o fornecimento de peças de forma rápida.

A gestão da manutenção precisa operar de forma eficaz

Devido às adversidades citadas acima, a manutenção de máquinas de mineração precisa ser desenvolvida de forma estratégica. É preciso considerar que alguns dos equipamentos que operam no setor podem ser encontrados, exclusivamente, na indústria de mineração.

Também é preciso observar que a inoperabilidade das máquinas de mineração traz impactos negativos, como a queda no ritmo das operações ou a interrupção do trabalho.

Máquinas de mineração

Máquinas de mineração

Para garantir a manutenção adequada a empresa precisa estabelecer um calendário de manutenção bem definido. Algumas máquinas de mineração estão mais sujeitas a falhas:

Correia transportadora

Falhas mecânicas podem diminuir a vida útil da correia transportadora e tornar o custo operacional mais alto. Em geral, esses problemas ocorrem devido a uma instalação ineficiente ou a manutenção inadequada.

O alto custo da correia, em comparação ao custo total de um sistema de transporte de minério, torna fundamental o investimento em um calendário de manutenção eficaz durante toda a vida útil do equipamento.

Britadores

Equipamento que opera com grande potência e pressão, a britadeira participa da cominuição de minérios e se encarrega da melhoria mineral.

Devido ao modo como opera, as peças de um britador se desgastam rapidamente, por isso a manutenção deve ser realizada com maior frequência. Nesse caso, falhas e problemas mecânicos podem interromper a produção, acarretando sérias perdas financeiras.

Moinhos

Os moinhos devem operar de forma contínua e, por isso, a substituição de peças defeituosas garantem que o equipamento funcione de forma ideal. 

Peneiras fixas e vibratórias

Alimentadores vibratórios são máquinas de mineração que operam no processamento e gerenciamento de resíduos. A perda da tela e o mau funcionamento do alimentador podem interromper o funcionamento do equipamento, bem como a produtividade da mineradora.

As falhas típicas do equipamento incluem: a sobrecarga, afrouxamento da peneira, danos na embreagem ou nos rolamentos, e falta de lubrificação.

Outras máquinas de mineração

Outras máquinas de mineração

Uma mineradora conta ainda com os seguintes ativos que requerem manutenção constante:

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma máquina de grande porte que conta com uma pá na parte da frente e com uma carregadeira na parte de trás. O equipamento é capaz de cavar valetas, nivelar terrenos e carregar caminhões com minério ou terra.

A miniescavadeira SY26U da Sany está entre as máquinas de mineração capazes de operar em pequenos espaços ou em locais considerados complexos. O equipamento conta com uma cabine de pilotagem totalmente fechada, o que garante o conforto e a segurança do operador. Seu design facilita a manutenção e torna o reabastecimento do equipamento mais ágil. 

Escavadeira hidráulica

O equipamento escava e remove a terra de grandes áreas de mineração ou de pedreiras. A força e potência dessa máquina se deve a combinação de componentes como o chassi, a esteira e a caçamba.

A escavadeira hidráulica SY65H da Sany tem baixo consumo de combustível e peças de qualidade, o que garante uma longa vida útil ao equipamento. Além disso, o veículo exibe grandes janelas frontais e laterais, que permitem que o operador analise o seu ambiente de trabalho em melhores condições.

Pá carregadeira

A pá carregadeira é usada no transporte e no manuseio de materiais de uma mineradora. Para carregamento de caminhões de materiais desagregados tem a mesma eficiência da escavadeira hidráulica. Além disso, o equipamento pode ser usado para carregar caminhões. 

A Pá Carregadeira SYL956H5 exibe grande velocidade, força e potência, o que gera uma economia de até 15% de energia. Conta com um sistema hidráulico com pressão de 25MPa, que proporciona grande força de saída e boa elevação ao equipamento. 

Entre as máquinas de mineração, a SYL956H5 oferece aos operadores uma cabine grande e confortável à prova de ruídos. 

Trator de esteira

O veículo se desloca por meio de esteiras, o que proporciona grande poder de tração. É capaz de cortar o solo, empurrar grandes quantidades de terra e ainda para tracionar outros equipamentos. 

Caminhão fora de estrada

O caminhão fora de estrada pode ser usada em minas, pedreiras e na construção de estradas e rodovias. Deve ser usado em conjunto com escavadeiras e carregadeiras de modo a aumentar a produtividade e diminuir o tempo de execução das operações. 

O Caminhão Fora da Estrada SANY SRT45 possui capacidade de carga de 45 toneladas. É capaz de operar em terrenos exigentes e pode de carregar e descarregar diversos materiais com rapidez. A estrutura é testada ultrassonicamente de modo a garantir que não apresente defeitos.

Além disso, o equipamento conta com cabine anti-ruído, o que torna o dia a dia do operador mais confortável. 

Motoniveladora

O equipamento é usado na fase de acabamento da construção de uma rodovia e proporciona acabamentos finos. Também pode ser usado para espalhar materiais na pista ou para cortar o solo. 

A motoniveladora Sany SAG200 possui eixo traseiro equipado com uma avançada tecnologia de frenagem sem rotação, o que torna o equipamento bastante seguro. O motor rotativo e a caixa de engrenagem helicoidal fornecem grande potência ao equipamento. 

Rolo compactador

O rolo compactador vibratório deve ser usado para compactar o seu terreno e pode ser utilizado com baixa ou alta amplitude de vibração, de acordo com o impacto que se deseja dar ao solo. O cilindro corrugado é chamado de pata ou de pé de carneiro e deve ser usado na compactação de terrenos compactos. Já o rolo compactador vibratório é usado em solos granulares.

O rolo compactador SPR260 é capaz de compactar diferentes tipos de solos, podendo ser usado no recapeamento de estradas de áreas urbanas ou rurais. 

Todas essas máquinas de mineração podem exibir falhas como trincas nos feixes de mola, desgastes em algum dos seus componentes, quebra de engrenagens ou de componentes do motor. Além disso, as máquinas podem exibir trincas e folgas. Todos esses problemas podem ser evitados com a manutenção preventiva.

Manutenção preventiva

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser realizada em intervalos periódicos e segue um calendário preestabelecido pela empresa. Visa prevenir paradas ou falhas de peças ou dos componentes que compõem os diferentes tipos de equipamentos usados em uma mina ou em uma mineradora.

Esse tipo de manutenção, portanto, tem o objetivo de monitorar os equipamentos para evitar interrupções nas operações da mina e garantir que as máquinas não precisem ser desligadas devido a falhas mecânicas ou a peças defeituosas. 

Deve ser realizada em equipamentos vitais à produção da mina ou em máquinas que tendem a falhar devido ao excesso de uso. Além disso, a manutenção preventiva é indicada em equipamentos que apresentam falhas que podem ser prevenidas com a manutenção frequente.

É importante observar ainda que a manutenção preventiva não é recomendada para sanar problemas aleatórios em equipamentos que são vitais para a empresa.

Vantagens da manutenção preventiva

A manutenção preventiva oferece muitas vantagens a uma empresa mineradora, como a redução do risco de quebra e de falhas mecânicas dos equipamentos. Além disso, esse método de manutenção prolonga a vida útil dos equipamentos ao prevenir problemas que possam aparecer no decorrer do tempo, uma vantagem adicional para as companhias.

Quando fazer a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva deve seguir um calendário de planejamento que preveja em que momento é preciso intervir no equipamento. Pode-se escolher cada gatilho separadamente ou combiná-los, modelo chamado de misto:

  • Manutenção preventiva baseada no tempo: determina de quanto em quanto tempo a manutenção deve ser realizada. Ou seja, mesmo que o equipamento não apresente falhas, a manutenção será realizada no prazo determinado. É indicada para máquinas e equipamentos críticos da empresa, cuja falha interromperia a produção.
  • Manutenção preventiva baseada em produtividade: determina quando a manutenção será realizada de acordo com os ciclos de operação.
  • Manutenção preventiva mista: o calendário misto leva em conta mais de um gatilho e a manutenção ocorre assim que o primeiro for atingido, por exemplo, 6 meses ou 2000 peças.
Dicas para a manutenção eficaz em máquinas de mineração

Dicas para a manutenção eficaz em máquinas de mineração

Um plano de manutenção é capaz de eliminar possíveis problemas que possam aparecer no dia a dia das minas, como os prejuízos causados pelo excesso de paradas e a ocorrência de acidentes de trabalho. Esses problemas podem ser evitados ao se observar alguns cuidados:

Faça uma varredura completa em toda a área da mineradora

A manutenção das máquinas de mineração pode comprometer grande parte do orçamento da empresa, chegando a atingir 50% desse total. Para evitar que esse prejuízo seja ainda maior, as mineradoras devem mapear todos os equipamentos usados na mina e observar as condições de cada máquina.

Isso tornará mais fácil definir quais ações são prioridade, quais máquinas demandam de mais investimento e quais precisam ser substituídas mais rapidamente.

2. Compre equipamentos novos somente quando necessário

Máquinas de mineração são um grande investimento, por isso, só devem ser adquiridas quando for realmente necessário. Muitas vezes os equipamentos da empresa podem ser consertados e continuarem a operar com qualidade e sem oferecer riscos aos trabalhadores.

Ao apostar na manutenção, a empresa poderá economizar com o preço do novo equipamento e não precisará arcar com os custos da desmontagem do equipamento antigo e nem com os custos de montagem do novo.

Além disso, ao investir na manutenção preventiva a mineradora não precisará esperar um longo período para receber o novo equipamento e nem ficará ociosa até que o equipamento comece a operar.

Ou seja, o conserto de máquinas de mineração evita que a empresa deixe de operar por longos períodos e, como pode ser feito na própria empresa, não será necessário transportar o equipamento de um local para o outro, o que também economizará tempo e dinheiro.

Invista na segurança dos operadores

Segundo dados da Fundacentro, órgão do Ministério do Trabalho, entre os anos de 2002 e 2012 ocorreram cerca de 50 mil acidentes de trabalho em operações realizadas em minas e pedreiras.

Para garantir um ambiente de trabalho seguro é preciso instruir os trabalhadores a utilizarem os EPIs adequados para cada operação, manter os equipamentos em boas condições de uso e utilizar as máquinas na intensidade correta.

Além disso, é preciso investir no treinamento e na qualificação dos profissionais que operarão cada uma das máquinas presentes da mina.

Escolha os fornecedores de máquinas e equipamentos com cuidado

Na hora de escolher os prestadores de serviços que farão a manutenção das máquinas de mineração da sua empresa, o ideal é optar por fabricantes de renome, que vendam produtos duráveis e seguros.

No mercado brasileiro, a Sany Centro Oeste se destaca por oferecer às empresas produtos robustos e muito duráveis, que contam com sistema hidráulico de fluxo positivo e consomem cerca de 10% menos combustível que os equipamentos semelhantes de outras marcas.

As máquinas chinesas são versáteis e de fácil manutenção. Além disso, contam com potente computador de bordo capaz de desacelerar automaticamente o motor sempre que o equipamento não estiver em operação.

A manutenção preventiva de máquinas de mineração deve ser feita adequadamente para garantir uma melhor produtividade e a diminuição dos gastos com substituição de peças e quebras do equipamento. Investir na manutenção preventiva, portanto, garante o bom funcionamento dos equipamentos e a continuidade das atividades da empresa.

Os especialistas em manutenção de máquinas de mineração da Sany Centro Oeste são capazes de fornecer a manutenção de equipamentos que a sua empresa precisa.

Nossos profissionais farão com que a sua empresa de mineração opere continuamente e sem problemas, evitando que os equipamentos tenham tempo de inatividade. Além disso, a manutenção aumentará a vida útil dos equipamentos.Agora que você já sabe de quanto em quanto tempo fazer a manutenção das máquinas da mineração, entre em contato com a Sany Centro Oeste! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas! Agradecemos sua confiança!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *